O Ibama encontrou mais de 530 pinguins mortos no litoral de São Paulo entre sexta-feira e anteontem. Outros animais e aves também foram encontrados mortos, entre eles uma tartaruga com mais de 150 kg.
Os dados são das cidades de Peruíbe, Praia Grande e Itanhaém, mas há informações de ocorrências em outros locais, por isso o número de animais mortos pode crescer.
Além dos pinguins foram encontrados 28 tartarugas e 5 golfinhos.
Nesta época do ano é comum que os pinguins migrem da Patagônia, procurando águas mais quentes para se alimentar. Uma das causas das mortes é que eles nadam muito até chegar à costa e não conseguem comida.
"Eles estavam com muita fome, pois não havia vestígios de alimento nos estômagos necropsiados", disse a coordenadora do Cram (Centro de Reabilitação de Animais Marinhos), Andréa Maranho. Além da pouca comida, o lixo colaborou para o alto índice de mortandades. Muitas tartarugas estavam infeccionadas por terem ingerido resíduos tóxicos.
Outra suspeita do centro é de que o fenômeno La Niña (resfriamento da superfície das águas do Oceano Pacífico equatorial) tenha influenciado no esgotamento físico dos animais. A Prefeitura de Praia Grande afirmou que duas tartarugas verdes e uma gaivota foram resgatadas com vida e encaminhadas para o Aquário de Santos e para o Cetas, respectivamente.
A prefeitura afirma que para comunicar o grupamento sobre animais marinhos ou aves encontradas na orla da praia, basta ligar para o telefone 199. A orientação é de que a pessoa não toque no animal, nem tente devolvê-lo ao mar.
Fontes:Folha Sp/Destak
sexta-feira, 23 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
A sua opinião é muito importante...