Os peixes-serra são os representantes da ordem Pristiformes e da família Pristidae , classificados entre os peixes batoides , ou seja, as raias . A sua característica principal é a maxila muito alongada muito alongada, com dentes iguais colocados regularmente nos bordos exteriores que assumem a forma de uma serra.
Esta característica é semelhante à dos tubarões-serra, da ordem Pristiophoriformes, mas os peixes-serra, como todos os batoides, têm a cabeça achatada dorsiventralmente, com as fendas branquiais na face ventral. Atingem grandes tamanhos e são ovovivíparos.
Eles são encontrados em áreas costeiras tropicais e sub-tropicais de todos os oceanos. São encontrados também nas baías e nos estuários. São demersais e alimentam-se de pequenos peixes e crustáceos.
Todos os peixes serra,vivem em águas quentes.
Seu cardápio é em grande parte constituído por pequenos peixes, os quais são capturados através de um método nada ortodoxo: ao avistar um cardume compacto de peixinhos, o peixe-serra investe sobre ele com grande voracidade fazendo verdadeiro “picadinho” de suas indefesas presas por meio de seu desenvolvido rostro – tipo de serra que às vezes conta com mais de vinte pares de dentes dérmicos -, com o qual desfere rápidos e violentos golpes laterais que servem para atordoar o já apavorado cardume, além de estraçalhar inúmeras vítimas.
O peixe-serra é um grande predador dos mares. Os maiores espécimes podem atingir da ponta da cauda até a ponta do rostro os 10 metros de comprimento, sendo que desse total 2 metros corresponde só a serra. Normalmente esse peixe é inofensivo para os mergulhadores, exceto se fôr atacado ou ameaçado. Assim como seus parentes, o peixe-serra é uma espécie ovovivípara, dá à luz a mais de 20 filhotes já completamente formados, que já nascem com serra e tudo.
Esta espécie esta ameaçada de extinção e habita a Parte ocidental do oceano Índico, ao longo da costa sudeste da África do Sul. Outras espécies de peixe-serra são encontradas nos oceanos Atlântico ocidental e Pacífico ocidental.
Alguns cientistas estão desenvolvendo programas de proteção a este belíssimo animal.
2 comentários:
bom bom legal uhhuuuu :[
nas cidades da costa paraense(pará-brasil)esse peixe é tambem conhecido como ESPARDATE.
Postar um comentário
A sua opinião é muito importante...