O mundo esta em estado de alerta.
Os alarmes porém foram dados a muito tempo pela comunidade ciêntifica mundial,de todos os cantos do planeta estudiosos alertaram sobre o estado atual do clima.
A natureza começa a cobrar do homem uma divida que uma hora tinhamos de pagar.
Começamos a sentir os resultados da mudança climatica,são chuvas que alagam cidades inteiras,terremotos com milhares de mortos,maremotos,tsunamis,furacões,tufões,falta dágua em algumas regiões,seca,etc...
O homem encontrou um adversário a sua altura e bem mais forte,talvez o único que não tenha medo dele,a mãe natureza.
Mesmo assim parece que a ficha não caiu para muitos lideres mundiais que estão mais preocupados com o valor que isso vai custar.
As primeiras perguntas que preocupam a mente dos chamados lideres,é.
Quanto iremos gastar?
Quem irá pagar estas contas?
Não podemos fingir que nada esta acontecendo,não é hora de pensar em economia numa hora destas.
De que valerá o dinheiro sem condições humanas para viver neste planeta?
A terra esta ficando cada vez mais quente o idice do IPCC é claro,o crescimento desordenado das cidades pode estar contribuindo e muito para uma série de fatores..
O concreto e o aço absorvem o calor do sol com facilidade e em geral,demoram a esfriar a noite.
Os gazes tóxicos gerados pelas grandes empresas.
As queimadas cada vez mais longas em um vasto territorio.
O desmatamento desordenado.
Na natureza os periodos de degelo estão cada vez mais longos.
O intensificação do efeito estufa,fenômeno essencial para a vida na terra.Quando a energia solar chega à terra,cerca de 70% é absorvida,aquecendo o ar,o solo e o mar.Se não fosse por este mecanismo a temperatura na terra seria de uns 18º Graus Celsius negativos.Por fim,o calor absorvido volta ao espaço na forma de radiação infravermelha,evitando assim que a terra superaqueça.
Mas a atmosfera retém mais calor quando poluentes mudam sua composição.Isso pode fazer com que a temperatura na terra aumente.
A concentração de gazes de efeito estufa aumentou de modo significativo nos ultimos 250 anos,um dos fatores foi o inicio da revolução industrial e o aumento do uso de combustiveis fósseis,como carvão e petróleo.
O aumento dos animais de criação,pois seu processo digestivo produz metano e óxido nitroso.
Hoje apesar de toda a tecnologia disposta para uso da ciência ainda sim fica dificil fazer uma simulação exata dos danos climáticos no planeta.Estas simulações embora possam contribuir e muito para entender os processos do clima hoje ainda sim não podem prever situações de supresas naturais.
Como o rápido derretimento no artico que surpreendeu muitos climatologistas.
Hoje, a temperatura média brasileira é de 25°C. Se as emissões de gases do efeito estufa diminuírem, a média subirá para 26°C. Se as emissões continuarem aumentando, vai ficar em "esturricantes" 28,9°C. Como média nacional, é muito, muito quente.
Uma prova de que o efeito estufa já se faz sentir por aqui é a análise de dois pontos paulistas: um na cidade de São Paulo e outro em Campinas. Os cientistas verificaram que, em 50 anos, a freqüência de noites quentes passou de 5% para 35%.
O frio, por sua vez, ficou mais raro. Na década de 70, em 30% dos dias era preciso usar casaco. Agora, agasalho só em 10% dos dias.
Um dado importante obtido por meio das simulações do IPCC ajudaram nas medidas dispostas na conferência do Clima em Copenhagem.
Isto inclue a medida de limite obrigatório na emissão de combustiveis fósseis e multas para os infratores,maior produção de energia nuclear e introdução de técnologias que não danifiquem o meio ambiente.
A verdade é uma só temos de agir e cobrar ações de nossos governates,antes que seja tarde.
Temos apenas alguns anos para realizar estas mudanças que demoraram séculos para acontecer.
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
A sua opinião é muito importante...