diHITT - Notícias O Reino dos Bichos: Cuidado uma ave pode se chocar contra a sua janela... BlogBlogs.Com.Br

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Cuidado uma ave pode se chocar contra a sua janela...

Interessante como a vida se adapta ao sistema a sua volta,mas algumas coisas não acontecem naturalmente e este ciclo é quebrado.
Vejamos uma situação,São Paulo 10:30 da manhã de terça-feira,muito calor na capital paulistana.
Um Sabiá paira por sobre um dos arranha-céus do bairro de Moema zona sul de SP quando seu voo é bruscamente interrompido por um estrondo.
O impacto faz a ave despencar de um altura considerável.
O que aconteceu?
A ave não viu ou viu algo além do vidro espelhado que adorna as janelas do prédio.
Situação bem comum em várias cidades urbanas espalhadas pelo Brasil.
O espelho reflete a luz do sol e da uma visão do céu e de uma mesma ave ao pássaro ele parte em sua direção e o choque é inevitável.Todos os anos milhares de aves perdem a vida se chocando contra prédios,sendo eletrificadas por fios de alta tensão,torres de comunicação etc...

Os pássaros vão em direção a sacadas dos prédios em busca de um pouso seguro ou apenas em busca das plantas ornamentais destas sacadas.
Aves são propensas a colisão,aves migratórias costumam se orientar a noite pelas estrelas e se confundem com as luzes brilhantes no alto dos prédios,alguns vão desorientados tanto tempo que acabam caindo pelo cansaço.
No Brasil morrem cerca de 100 milhões de aves por ano no país, em colisões.

Na foto apresentada nesta reportagem sete aves morreram em um choque contra uma vidraça em Santa Catarina .
Num estudo feito mais de 100 animais, de 20 espécies diferentes, morrem nas fachadas espelhadas da Procuradoria-Geral da República, em Brasília.
Um único prédio nos EUA causou a morte de 20.700 aves num período de 14 anos,entre estas aves ameaçadas de extinção.na Austrália em um único ano morreram 30 Periquitos-Andorinhas espécie que conta com apenas 2.000 exemplares vivos no mundo.Algumas espécies encontradas apenas em museus já foram encontradas mortas após a colisão equipamentos técnologicos.
Algumas técnicas já estão sendo usadas em vários países do mundo para identificar janelas e evitar estas colisões.
Como por exemplo adesivos e outros objetos bem visíveis para as aves.
Quanto aos prédios a noite o desligamento das luzes ja ajuda. Em alguns prédios redes estão sendo instaladas para que aves não confundam as vidraças com o céu.
Só isso já reduz em 80% as mortes destas aves.

2 comentários:

Anônimo disse...

Trabalho em um prédio com vidros espelhados e todos os dias vejo passarinhos se chocarem contra os vidros e morrerem. Ontem foram duas pombas. Há alguns dias foi um tucano que bateu no vidro, que felizmente ele não morreu, mas ficou um pouco tonto, fiz massagem nele, deixei ele descansar um pouco e depois soltei, ele voou e fiquei muito feliz, mas as pombas são muito frágeis, elas quase sempre morrem quando batem nos vidros. Não sei o que fazer para ajudar. Alguém sabe de alguma solução?

Anônimo disse...

Eu estou procurando uma solução também, acho que um adesivo de um pássaro maior, um predador. Talvez assuste.

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante...

 

Blogroll

Desmatamento leva a extinção de espécies.

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! http://www.poupetempo.com.br Este site trás informações para se adotar um animal.

O Reino dos Bichos Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template