diHITT - Notícias O Reino dos Bichos: Aves Migratórias BlogBlogs.Com.Br

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Aves Migratórias

Hemisfério Norte,Tundra.
O termo Tundra deriva da palavra finlandesa Tunturia, que significa planície sem árvores. É o bioma mais frio da Terra. Alguns cientistas consideram existir dois tipos de tundras: Tundra Ártica e Tundra Alpina. A principal diferença entre elas é a razão pela qual são tão frias. A primeira é pela sua localização geográfica, mais concretamente pela latitude, enquanto que a segunda é devido ao facto de se encontrar tão afastada da superfície da Terra. Também a capacidade de drenagem do solo é diferente, sendo maior na Tundra Alpina. No entanto, são muito parecidas. 
A Tundra Ártica surge a sul da região dos gelos polares do Ártico, entre os 60º e os 75º de latitude Norte, e estende-se pela Escandinávia, Sibéria, Alasca, Canadá e Gronelândia. Situada próximo do pólo norte, no círculo polar Ártico, recebe pouca luz e pouca chuva, apresentando um clima polar, frio e seco. O solo permanece gelado e coberto de neve durante a maior parte do ano.
Apresenta Invernos muito longos, com uma duração do dia muito curta, não excedendo a temperatura os -6ºC (temperatura média entre os -28ºC e os -34ºC). Durante as longas horas de escuridão a neve que vai caindo acumula-se, devido aos fortes ventos, nas regiões mais baixas, obrigando os animais a permanecerem junto ao solo e apenas a procurar comida para se manterem quentes. As quantidades de precipitação são muito pequenas, entre 15 e 25 cm, incluindo a neve derretida. Apesar da precipitação ser pequena, a Tundra apresenta um aspecto húmido e encharcado, em virtude da evaporação ser muito lenta e da fraca drenagem do solo causada pelo permafrost.
Só no Verão, com a duração de cerca de 2 meses, em que a duração do dia é cerca de 24 h e a temperatura não excede os 7º-10 ºC, a camada superficial do solo descongela, mas a água não se consegue infiltrar por as camadas inferiores se encontrarem geladas (permafrost, que começa a uma profundidade de alguns centímetros e se prolonga até 1 metro ou mais). Formam-se então charcos e pequenos pântanos. A duração do dia é muito longa e ocorre uma explosão de vida vegetal, o que permite que animais herbívoros sobrevivam - bois almiscarados, lebres árticas, renas e lemingues na Europa e na Ásia e caribus na América do Norte. Estes por sua vez constituem o alimento de outros animais, carnívoros, como os arminhos,raposas árticas e lobos. Existem também algumas aves como a perdiz-das-neves e a coruja das neves.
E é neste clima que começa a nossa história.

Aves migratórias as pernaltas nunca param de viajar e quando digo viajar quero dizer pelo mundo todo e o único tempo que passam uma quantidade maior de dias numa região é justamente na Tundra Ártica.Nos meses mais frios do hemisfério norte,essas aves costeiras se juntam em estuários lamacentos,praias,terras alagadiças ou litorais rochosos onde o isolamento devido ao curto período de verão proporciona farta alimentação e ambiente seguro para o cuidado dos filhotes.
Estas aves gostam de se alimentar em águas mais rasas e podem fazer tanto vôos rasantes sobre a água como voar a altitudes de cerca de 6 mil quilômetros.
Elas também se ajuntam para a própria segurança,pois os predadores sempre preferem aves solitárias e não arriscam a atacar um bando compacto,outro fator é que em bando fica mais facil perceber a aproximação dos predadores.
Talvez isso explique o bando de aves mistas.Ver este bando de aves juntas é impressionante,centenas de aves subindo e descendo num sincronismo perfeito deixa qualquer um maravilhado,as manobras são executadas com maestria.
Algumas pernaltas são turistas mundiais,podendo ser avistadas no mundo todo,nas margens de rios,lagos ou a beira mar e são capazes de percorrer 32.000 quilômetros num único ano.
Curiosidade? 
Pode existir alguma curiosidade a mais num animal tão magnífico?
Pois existe.
Pasmem,estas aves que atravessam o mundo todo por sobre oceanos não sabem nadar e nunca param na água.

Toda esta energia para a jornada migratória é adquirida num processo que consiste em acumular gordura para a viagem,por isso durante um período de verão elas se alimentam de forma que em poucas semanas dobram o seu peso.
Algumas aves como o Tarambola-dourada-do-Pacífico parecem ter uma bússula no corpo, tamanha é a capacidade de localizar seus respectivos destinos. 
As aves migratórias ainda enfrentam a dura missão de chegar ao território escolhido,achar um parceiro,estabelecer um território e fazer o ninho,após isso começa o tempo de  3 semanas para chocar os ovos e mais 3 para criar os filhotes,antes da próxima viagem.
Perigos existem sim e agravam-se mais a cada ano,principalmente quando entra em questão a mão humana.
Registrou-se que num único dia foram mortas durante uma caçada o abate de 48.000 aves tarambolas-douradas-pequenas.
Outra ameaça é o desaparecimento do do seu habitat natural(Pantanais).

A sobrevivência de milhões de aves pernaltas depende da preservação de algumas paradas essenciais para a sua migração.





 

1 comentários:

Anônimo disse...

amei esse site é ótimo

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante...

 

Blogroll

Desmatamento leva a extinção de espécies.

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! http://www.poupetempo.com.br Este site trás informações para se adotar um animal.

O Reino dos Bichos Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template