diHITT - Notícias O Reino dos Bichos: Lobos BlogBlogs.Com.Br

sexta-feira, 26 de março de 2010

Lobos


Os lobos costumam viver em grupos organizados hierarquicamente. A natureza das matilhas de lobos está mais relacionada à ordem do que com a ferocidade.

A complexa dinâmica da matilha de lobos se assemelha mais à de uma turma de adolescentes que a um grupo de animais selvagens. É claro, eles ainda espreitam a presa, como alces ou coelhos e travam lutas ferozes uns com os outros, mas você vai descobrir que esses caninos obedecem a uma hierarquia de grupo incrivelmente sofisticada.

Os lobos se organizam naturalmente em matilhas para manter a estabilidade e ajudar na caçada. As matilhas são geralmente grupos de três a sete lobos liderados por um macho alfa e uma fêmea alfa - ou casal alfa . A partir daí, os filhotes do casal e possivelmente lobos mais jovens sem parentesco compõem o resto da matilha.


O líder da matilha não é necessariamente o macho alfa. A fêmea alfa pode liderar em certos grupos, uma vez que a classificação dos lobos se baseia na força e na capacidade de ganhar lutas. Embora outros lobos dentro da matilha possam copular quando as presas são abundantes, o casal alfa normalmente é o único a se acasalar. Várias lobas na mesma matilha podem, no entanto, causar problemas porque lutam umas com as outras com mais freqüência do que os machos.

O lobo beta vem a seguir. Eles atuam como o segundo em comando, tomando posse caso o macho alfa morra e possivelmente acasalando também com a fêmea alfa. Quando um alfa fica fraco ou muito velho para liderar a matilha de maneira eficaz, o lobo beta pode desafiá-lo para uma briga, depois da qual o vencedor assume o comando.

No degrau inferior da escada, está o lobo ômega, que é o mais fraco e com o qual a matilha menos se preocupa. Aviltado por outros membros, o lobo ômega recebe a violência da agressão no mundo dos lobos, particularmente durante brigas entre matilhas. Às vezes, esse antagonismo culmina no ponto em que o lobo ômega deixa a matilha e parte para viver isolado do grupo. Mas o lobo ômega também instiga a brincadeira entre os lobos para aliviar as tensões.
A lealdade e a devoção ao grupo mantém os lobos juntos como uma unidade, apesar da escassez de presas ou da violência. Por exemplo, enquanto os lobos alfa lideram, asseguram que todos os filhotes tenham seu suprimento de alimento antes que os outros ataquem.

Os lobos exibem sinais visíveis da força por meio de uma linguagem corporal singular. É possível dizer a posição do lobo na hierarquia da matilha simplesmente observando sua postura. Os lobos alfa se mantêm mais eretos com as caudas mais elevadas, enquanto os de grau inferior inclinam a cabeça em direção ao solo.

Até mesmo na hora de fazerem suas necessidades, essa diferença fica evidente. Um lobo ômega urina em posição agachada. Os machos alfa, por outro lado, urinam em pé com a perna levantada. Se um lobo dominante se aproxima de um mais submisso, este pode abaixar as orelhas, colocar a cauda entre as pernas ou mostrar sua garganta ou virilha para demonstrar subserviência. Ao saudar um membro dominante, o lobo de classe inferior pode lamber o focinho do outro.

Os lobos também são intensamente territoriais.
O território de uma matilha pode incluir centenas de quilômetros quadrados e invadir outro domínio podem iniciar uma confrontação bastante hostil [fonte: Mech and Boitani]. Como os lobos sabem onde seu território começa e onde termina? Seguindo seu olfato. Os lobos detectam cheiros 10 vezes melhor que cães domesticados e 100 vezes melhor que seres humanos . Duzentos milhões de células  nervosas olfativas dentro de seus focinhos detectam informações precisas sobre a origem dos cheiros e por quanto tempo estiveram lá.

Os lobos sinalizam com o cheiro urinando em alvos sobre o solo, como um tronco de árvore por exemplo. Isso indica aos intrusos que estão cruzando fronteiras e fornece aos lobos postos de sinais olfativos para ajudar a navegação. Defecar também libera hormônios e deixa indicadores visuais de território. Além disso, os lobos arranham as áreas marcadas para adicionar outra camada de cheiro [fonte: Mech and Boitani].

Fonte: Agradecimentos ao site Howstuffworks fonte desta postagem...
Muitas coisas interessantes podem ser vistas por lá o link é:
http://ciencia.hsw.uol.com.br/curiosidades-mundo-animal.htm

15 comentários:

Paula Fernandes on janeiro 08, 2011 disse...

Eu acho que o Lobo é macio...

Anônimo disse...

por acaso vc já pegou em algum paula fernandes?....

Anônimo disse...

Essa pesquisa me ajudou muito no trabalho
vlw

Renan02111 on janeiro 23, 2012 disse...

A muito Animais lindo neste Mundo mas Puma,Tigre, Cavalo Principalmente os Lobos são muitos lindos mas os lobos me conquístão com muito carinho esses animais são muito maltratados pela sociedade humana em dizer que eles são muito selvagem e quem não fica selvagem se alguêm invadir seu abitar todos nós temos o direito de ser livres Eles só querem isso liberdade e poder ser Feliz Amo os Lobos sei muitos sobre ELes quero saber mais

Anônimo disse...

linnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnndossssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

Anônimo disse...

Se eu fosse um animal queria ser um ... Wolf.
Diogo sou lindo como um lobo

Pedro Custódio on junho 19, 2014 disse...

Sou Adestrador há 20 anos, esse artigo me ajudou na construção de conteúdo teórico, complementando meu programa de aulas. Muito obrigado.!!

Pedro Custódio.

Unknown on abril 17, 2018 disse...

Ela disse q acha e não q já pegou um

Meireles on novembro 21, 2018 disse...

Sao paula,o pelo deles é macio por varios motivos

Unknown on março 11, 2020 disse...

Exatamente,ela acha,não tem certeza

Unknown on março 11, 2020 disse...

Exatamente ela acha que é macio

Unknown on março 31, 2020 disse...

Eu adoro muito os lobos só que prefiro os lobos ômegas, da muita dó deles coitados, eles são muito delicados tem que tratar que nem uma rainha,pelo menos eu trataria e eles são os mais lindos tem um pelo mais bonito.

Wendel Márcio Rodrigues de Oliveira Júnior on outubro 16, 2020 disse...

Eu quero se tornar um lobo alfa

Black Jaguar on fevereiro 16, 2021 disse...

Caraio, só tem Noob aqui? Heuheueheu
Que comentários são esses?! 😂

Black Jaguar on fevereiro 16, 2021 disse...

Não curto a hierarquia dos lobos, sinceramente, é bem cruel. Sou mais felinos que não tem nada disso.

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante...

 

Blogroll

Desmatamento leva a extinção de espécies.

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! http://www.poupetempo.com.br Este site trás informações para se adotar um animal.

O Reino dos Bichos Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template