diHITT - Notícias O Reino dos Bichos: Joaninhas BlogBlogs.Com.Br

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Joaninhas


 Joaninha é o nome de um inseto da família Coccinellidae . Possuem corpo semi-esférico , cabeça pequena, patas curtas e asas muito desenvolvidas. São protegidas por uma carapaça quitinosa.
 As joaninhas são insetos pequenos e coloridos, muito admirados por sua beleza e, em muitas culturas, símbolos de boa sorte e fartura.
Há cerca de 4500 espécies, distinguidas por padrões de cores e pintas na carapaça. As Joaninhas são perdedores no mundo dos insetos, alimentam-se de afídeos (pulgão) e moscas da fruta, são consideradas benéficas pelos agricultores, por isso é introduzida nos pomares para combater e controlar as pragas.
Nos jardins, a presença de joaninhas é sinônimo de bem-estar das plantas... Onde tem joaninhas, nunca se deve utilizar químicos que as prejudiquem. Não usando químicos, também se está protegendo o meio ambiente.
A Joaninha reproduz-se por ovos. Quando se sentem em perigo, enrolam-se debaixo da carapaça e ficam quietinhas até passar o perigo. Quando é muito frio, elas hibernam em grandes aglomerados para se proteger do frio.

A Joaninha, não morde, não pica, nem possui veneno, a arma dela é o silêncio e a indiferença... se por acaso algum pássaro vem com a intenção de a saborear ... ela solta um cheirinho muito mau... e lá vai o pássaro a procurar outro alimento!!!

Em vários países a Joaninha tem nomes muito simpáticos, como por exemplo:
Espanha, Paraguay e Peru - Mariquitas
Chile - Chinitas
Argentina - Bête a Dieu (bichos de Deus)
Alemanha e Inglaterra - Ladybird (ave da Senhora)
Estados Unidos - Ladybug (inseto da Senhora)

Na Idade Média, para livrar as plantações de um ataque de pragas, os camponeses rezaram para a Virgem Maria pedindo ajuda. Então surgiram as Joaninhas que combateram as pragas. Então os camponeses, chamaram o inseto de "the beetle of our Lady " (besouro de Nossa Senhora).

As antenas são utilizadas na procura de alimentos, para localização espacial, procura por parceiros reprodutivos, entre outras funções. Para manter as antenas limpas, as joaninhas as esfregam com o primeiro par de patas, e, desta forma, removem resíduos que podem interferir em sua sensibilidade.
O tempo de vida de uma joaninha varia entre 3 até cerca de 9 meses.


Talvez pelo folclore associado a elas. Em alguns lugares, acredita-se que elas dêem sorte ao escolherem sua casa para habitar. E que se você tiver uma joaninha na sua mão e fizer um pedido, ele se realizará. Às vezes, também é considerada "casamenteira". Bem... nada disso está comprovado.

O que se pode afirmar, porém, é que ela ajuda os agricultores e jardineiros, pois come pulgões e cochonilhas, que fazem muitos estragos nas plantas.


Mas se você pensava que todas as joaninhas tinham pintas iguais, pode mudar de idéia!
Conforme nos mostram as fotos desta matéria.

A Universidade de Cornell, no estado de Nova York, promove o “Lost Ladybug Project” (projeto da joaninha perdida), alguns já se aventuram em algumas plantações para achar alguma espécie do minúsculo e simpático insetinho. A Universidade ainda afirma que ‘além de carismáticas, as joaninhas são importantes predadoras que evitam a proliferação excessiva de pragas’. Nos últimos 20 anos várias espécies comuns do inseto foram se extinguindo, enquanto outras espécies raras se multiplicaram.

A quem pense que as joaninhas são vegetarianas e sua imagem colorida e seu corpo gordinho são amados pelas nossas crianças… Mas não engane! Na verdade as joaninhas são comedoras vorazes de pulgões e eventualmente pode ser observadas devorando quantos pulgões seu estômago aguentar.

Podemos dizer que as joaninhas estão longe de "não fazer mal a ninguém", principalmente se você for da ordem Hemiptera e atender por "pulgão". Numa segunda-feira monótona uma única joaninha pode comer até 50 pulgões, o que é bem significativo para alguém do seu tamanho (elas variam de 1mm a 10mm, aproximadamente). Se você tem uma horta em casa e está cansado de perder grande parte das suas plantas para os pulgões, tente controlar esta "praga" contratando uma ajuda de peso, quer dizer, pouco peso. Lá fora eles vendem joaninhas até em supermercado.
A joaninha pode ser considerada como um caso aparte dentro da ordem coleoptera (grupo que reúne os besouros). Talvez seja devido ao nome popular em português (ou inglês também, "ladybug") ou devido a grande quantidade de desenhos animados, brinquedos e afins que retrataram este curioso animal. Não sei. Mas uma coisa que eu tenho certeza é que toda a criança (e muitos adultos também) acham que todas as joaninhas são fêmeas. Talvez para nós humanos milhares de anos de evolução que resultaram em um par de asas de coloração vermelha com círculos pretos (podem ser de outras cores também) que formam um sinal de advertência para os predadores, teve um efeito adverso. Bem, não tão adverso. Nós humanos evitamos sim predar joaninhas. Mas não pelo medo de obter um alimento de gosto ruim ou venenoso (mecanismo chamado de aposematismo). Mas por achar este animal "bonitinho" e que ele "não faz mal a ninguém".






Fontes:Diario de Biologia.com/World Press.com/Vida nos Bosques.com/Pitoka.com/Zanzas.blogspot

26 comentários:

Cecília on julho 15, 2010 disse...

Eu adoro Joaninhas,principalmente quando repousam sobre as plantas.
bjos

Gashleys on julho 15, 2010 disse...

Lindas as fotos. Post muito bacana!
Joaninhas são tão bonitinhas...
Bjos

lohrana disse...

na minha casa tem ovos de joaninha de baixo da janela 0 que eu faço?

Carolina Abreu on maio 14, 2011 disse...

AAAhh, eu amei a materia, sou louca por joaninhas. Alias, tenho 4 joaninhas tatuadas na minha coxa.

naiara beber disse...

eu adoro joaninhas,achei muito interessante

Anônimo disse...

eu sou o Estevam, tenho 4 anos e adoro joaninhas,o mascote da minha sala é uma joaninha,pois a minha turma é da joaninha.abraço!

Anônimo disse...

Participo de uma Companhia de arte e represento uma joaninha, muito obrigada pelas informações..
Gosto muito de joaninhas...
Roseane

Anônimo disse...

muito boa materia

Anônimo disse...

sou apaixonada por joaninhas tanto que vou tatuar uma nas costas AMEI MUITO A MATÉRIA.Beijos

Anônimo disse...

são as mais lindas e pequenos insetos,adoro elas

Anônimo disse...

As joaninha são animaizinhos muito bonitinhos...

Vitória disse...

Amo joaninhas são super fofas!!!

Anônimo disse...

Amo elas! Tenho uma em miniatura!

Anônimo disse...

lindas amei a materia....

Anônimo disse...

muitho doido

Unknown on março 13, 2013 disse...

fiz um trabalho muito legal da joaninha.adorei...

Unknown on março 13, 2013 disse...

amei o trabalho que eu fiz so a joaninha...

Unknown on julho 29, 2013 disse...

Não sei em que região vocês estão, mas na chácara onde moro elas picam e bastante.
Muitas pessoas que conheço duvidam..até ir lá e comprovar.
Antes de morar lá também não acreditava, até que fui picado por várias.
Moro em Foz do Iguaçu-PR

Lua Carolina on março 03, 2015 disse...

Hahaha eu já fui mordida por uma!!!!! pesquisei sobre isso é descobri que mordem sim!!!!!!

Lua Carolina on março 03, 2015 disse...

Silas eu acredito!!!!!

Lua Carolina on março 03, 2015 disse...

Silas eu acredito!!!!!

Unknown on setembro 19, 2015 disse...

Vi minha filha quase ter um ataque dentro do carro por causa de uma Joaninha que estava picando a perna dela!

Unknown on setembro 19, 2015 disse...

Vi minha filha quase ter um ataque dentro do carro por causa de uma Joaninha que estava picando a perna dela!

Nossas Estações! on março 08, 2017 disse...

Levei uma picada de joaninha, senti uma dor no braço quando olhei era uma joaninha. Ela deixou um líquido esverdeado na minha pele.

Unknown on agosto 21, 2018 disse...

Joaninha tem veneno sim! Mais não tem órgão inoculador tipos as aranhas.. quando um bicho vem comer ela se ferra pois é amarga por causa do veneno.

Unknown on março 20, 2019 disse...

Qual o peso médio de uma joaninha

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante...

 

Blogroll

Desmatamento leva a extinção de espécies.

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! http://www.poupetempo.com.br Este site trás informações para se adotar um animal.

O Reino dos Bichos Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template