diHITT - Notícias O Reino dos Bichos: A magia dos peixes BlogBlogs.Com.Br

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

A magia dos peixes



Vamos falar dos peixes?
Você sabe como descrever um peixe?
No dicionário seria assim.
Peixes são animais vertebrados, aquáticos, tipicamente ectotérmicos, que possuem o corpo fusiforme, os membros transformados em barbatanas ou nadadeiras (ausentes em grupos mais basais) sustentadas por raios ósseos ou cartilaginosos, as guelras ou brânquias com que respiram o oxigénio dissolvido na água (embora os dipnóicos usem pulmões) e, na sua maior parte, o corpo coberto de escamas e sua reprodução é ovípara.
Na nossa descrição os peixes são umas das mais belas espécies do planeta.
A forma como sobrevivem e vivem,a suavidade com que se movem, a graça com que nos encantam.
Você ja tentou alguma vez se imaginar no lugar destes magníficos seres?
Respirar em baixo da água,ter uma velocidade acima da média.

Sem falar nas cores....
Que tal olharmos algumas espécies.
Peixe Palhaço: deve o seu nome à forma desalinhada como nada.
É um peixe típico de água salgada e são um dos peixes de águas tropicais mais fáceis de serem criados, vivem normalmente em pares de preferência escolha casais, já formados, pois montar um pode dar mais trabalho, atingem até 15 cm de comprimento.Existem diversas subespécies de peixes palhaços como peixe palhaço tomate, palhaço comum (ocellaris), palhaço Sebae, palhaço Marrom e essas com algumas pequenas características de temperamento m,as que em sua grande maioria se mostram calmos, pacíficos e muitos resistentes se adaptando muito bem a cativeiros.

No cinema o peixe ficou famoso como o personagem Nemo de Procurando Nemo.
Os peixes podem viver em águas salgadas ou doces.





Que tal, gostariam de saber um pouco mais sobre os peixes?
Vamos começar por algumas espécies.
                                                                 Piraputanga


Existem duas espécies de Piraputangas,
A Brycon microleps (Foto ao lado)
E a Brycon hilarii (acima),é parecido com o famoso e ameaçado Dourado, porém não tem a mesma fama de exímio predador. Essa macha, escura que poderia ser vista a sua calda, serve para confundir o ataque de seus predadores. Essa tática é utilizada por outros peixes e é conhecida como coloração disruptiva.
Apresenta o corpo fusiforme e bem comprimido. As nadadeiras caudal, anal e pélvica são avermelhadas,a boca é terminal e relativamente pequena, dotada de dentes próprios para cortar, esmagar e triturar alimentos. Alcançam cerca de 50cm de comprimento total e 2,5kg, indivíduos acima desse peso são raros.
Seu hábito alimentar é onívoro e constitue-se de frutos, flores, sementes e artrópodes (insetos, crustáceos e aracnídeos), além de caramujos e pequenos peixes.

Tambaqui 

Este bonito peixe atinge 90 cm de comprimento. Alimenta-se das frutas de diversas árvores que crescem a beira dos rios da Amazônia. Na primavera quando gordo, além de ser utilizado como alimento, fornece óleo que é usado na cozinha e na iluminação pelos ribeirinhos.
Peixe de escamas; corpo romboidal; nadadeira adiposa curta com raios na extremidade; dentes molariformes e rastros branquiais longos e numerosos. A coloração geralmente é parda na metade superior e preta na metade inferior do corpo, mas pode variar para mais clara ou mais escura dependendo da cor da água. Os alevinos são cinza claro com manchas escuras espalhadas na metade superior do corpo.  Antigamente eram capturados exemplares com até 45kg. Hoje, por causa da sobrepesca, praticamente não existem indivíduos desse porte.
Espécie migradora, realiza migrações reprodutivas, tróficas e de dispersão. Durante a época de cheia entra na mata inundada, onde se alimenta de frutos/sementes. Durante a seca, os indivíduos jovens ficam nos lagos de várzea onde se alimentam de zooplâncton e os adultos migram para os rios de águas barrentas para desovar. Nessa época, não se alimentam, vivendo da gordura que acumularam durante a época cheia. 

Fonte: A arte da pesca/Portal São Francisco
Mandem emails para a redação do Reino dos Bichos e peçam a próxima matéria.
a.aconsultoria@rocketmail.com

7 comentários:

Anônimo disse...

eu nao consigo achar nada aqui !!

Anônimo disse...

oque q peixes pequenos comem? eutenho um pqeno de cor laranja com umas listras verdes do lado ..e não tenho ração pra dar pra ele ...pq eu não sei o q ele come. =/ alguem pode me dar um help??? alguma dica??
:priscila

Neuza Pestana disse...

Lindas fotos dos peixes. Eu comercialiso frutos do mar e fico encantada quando vejos fotos assim.
muito bom.

didi on julho 10, 2012 disse...

peixes sao lindos gostaria de ter milhares muito bom

didi on julho 10, 2012 disse...

peixes sao lindos gostaria de ter milhares muito bom

Anônimo disse...

quero ser bióloga marinha amo peixes

Anônimo disse...

muito lindos essas imagens do fundo do mAR TAO DE PARABENS

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante...

 

Blogroll

Desmatamento leva a extinção de espécies.

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! http://www.poupetempo.com.br Este site trás informações para se adotar um animal.

O Reino dos Bichos Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template