diHITT - Notícias O Reino dos Bichos: Nas andanças pela net vi esta matéria,sobre a Aranha Marrom. BlogBlogs.Com.Br

sábado, 27 de março de 2010

Nas andanças pela net vi esta matéria,sobre a Aranha Marrom.



 Aranha-marrom. Essa espécie atinge de 3 a 4 centímetros, incluindo as pernas. Pode ser encontrada vivendo em teias irregulares que constrói entre materiais de construção, como telhas e tijolos. Apesar de essa espécie não ser agressiva, os acidentes com ela podem ser graves. Os primeiros sintomas de envenenamento são sensação de queimadura e formação de ferida no local da picada.
Achamos importante postar por prevenção,siga os cuidados postados ao final da page.
                                Brilhante matéria postada no site do Picarelli.

Entre as aranhas venenosas existentes no Brasil, a pequena aranha marrom, do gênero Loxosceles, é a mais comum. As fotos que ilustram essa matéria, revelam a evolução do ferimento causada por uma picada desse tipo de aranha.
O veneno da aranha marrom causa alterações na pele e alterações sistêmicas, que podem levar até a morte e recebe o nome de "Loxoscelismo".
Em virtude do desmatamento e redução dos seus predadores (lagartixa, galinha e sapo), ela adquiriu hábitos urbanos e os acidentes aumentaram.
Curitiba, capital do Paraná, é a cidade no Brasil onde há maior número destes acidentes. Em 1986, foram notificados 92 casos, e o aumento foi progressivo, até que no ano 2000 foram notificados 2102 casos, com algumas mortes também registradas.

Ferimento após 3 dias...
Comportamento
Essas aranhas não são agressivas e só reagem quando sentem ameaçadas, causando a picada quando pressionadas contra o corpo.
Tanto o macho como a fêmea são venenosos. A maior incidência do acidente ocorre na primavera e verão.
Habitat
Elas habitam cascas de árvores, fenda de muros, paredes, forros , pilhas de tijolos, entulhos e dentro de roupas, sapatos e camas.
Alimentam-se de pequenos insetos, têm atividade maior noturna e se reproduzem com facilidade.

Ferimento após 4 dias
Como identificá-las?
Elas têm cor marrom amarelado ou castanho escuro, por isso são chamadas de aranha marrom. Tem o corpo pequeno, 8 a 15mm, pata de 8 a 30mm, pêlos curtos e escassos. Os machos têm o corpo mais delgado e as patas mais largas.
Como identificar o acidente por aranha marrom?
O fato destas aranhas ficarem escondidas nos calçados, roupas e cama facilita o acidente, que é indolor e só após 12 a 14 horas surge edema(inchaço), eritema(vermelhão), dor local em queimação com ou sem prurido(coceira), podendo surgir bolha e necrose (morte do tecido).
Edema de mãos, face, pés, longe do local da picada, boca seca, urina escura, oligúria (pouca urina), sonolência e mal estar são sinais de gravidade.

Ferimento após 5 dias...
O que fazer?
A primeira medida é procurar um serviço médico e informar se a aranha foi vista próximo ao local do acidente.
Como os primeiros sinais e sintomas surgem de 12 a 14 horas após a picada, é comum a procura por assistência médica após este período e dependendo do local e sintomas o tratamento pode ser feito com analgésicos, corticóide, soro antiaracnídeo e internação hospitalar.
Como os primeiros sinais e sintomas surgem de 12 a 14 horas após a picada, é comum a procura por assistência médica após este período e dependendo do local e sintomas o tratamento pode ser feito com analgésicos, corticóide, soro antiaracnídeo e internação hospitalar.

Ferimento após 6 dias...
Quais os fatores de risco?
Os fatores de maior risco de complicações são:
  • crianças e idosos
  • pessoas desnutridas
  • pessoas em tratamento quimioterápico
  • tempo entre o acidente e o atendimento médico
  • quantidade do veneno inoculado
  • local do corpo atingido, como abdome e coxas

Ferimento após 9 dias...
Tratamento
O tratamento é baseado na gravidade da lesão, que por sua vez é avaliado conforme os seguintes critérios: no aspecto da lesão, local do corpo onde ocorreu, tempo de evolução entre o acidente e o atendimento, identificação da aranha marrom, idade do paciente, presença de doenças associadas e sintomas presentes.
O veneno da aranha causa necrose da pele (morte do tecido) e pode causar hemorragia de grau leve a grave, complicando com insuficiência renal, anemia aguda e morte.

Ferimento após 10 dias.
Prevenção
  • Observar roupas e calçados antes de vesti-los e roupas de cama e banho antes de usá-las.
  • Remover periodicamente quadros, painéis e objetos pendurados.
  • Vedar frestas, buracos na parede, assoalhos e forros.

0 comentários:

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante...

 

Blogroll

Desmatamento leva a extinção de espécies.

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! http://www.poupetempo.com.br Este site trás informações para se adotar um animal.

O Reino dos Bichos Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template