diHITT - Notícias O Reino dos Bichos: chinchilas BlogBlogs.Com.Br

terça-feira, 20 de outubro de 2009

chinchilas



Chinchila é o nome genérico dos mamíferos roedores da família Chinchillidae, nativa dos Andes da América do Sul. A pelagem da chinchila é cerca de 30 vezes mais suave que o cabelo humano e muito densa, com 20,000 pelos por centímetro quadrado. Esta densidade capilar impede, por exemplo, que estes animais sejam infestados por pulgas que não conseguem sobreviver na sua pelagem.

Sâo animais muito activos e precisam de fazer exercício regularmente. Como também gostam de explorar, observar e ouvir sons, deve ser solta, em casa ou num sítio fechado.

Também são muito sociáveis e por isso não devem ter uma vida solitária.

A espécie foi descoberta pelos conquistadores espanhóis, que conquistaram a América do Sul no século XVI, quando iniciou-se a sua caça, por espanhóis e nativos, devido ao seu pêlo, que é muito fofo e macio, incomparável a qualquer tipo de pêlo existente. Anos mais tarde, os europeus também mostraram interesse por esses roedores, pelo mesmo motivo, e a procura foi tal que quase os levou à extinção.

No início do século XX, devido ao receio de extinção, os comerciantes de peles decidiram capturar alguns espécimes para os reproduzirem em cativeiro. Como as chinchilas exigem alguns cuidados especiais, existiram algumas dificuldades que tinham de ser ultrapassadas. Rapidamente se ultrapassaram estes problemas e a reprodução começou em grande escala na Europa e América do Norte.

Felizmente os tempos mudaram para as chinchilas, as pessoas no ocidente começaram a ganhar aversão a criação desses animais, visto que esta apenas tinha como objectivo a fabricação de casacos de peles. A opinião pública causou uma grande diminuição na procura de peles e as quintas de criação passaram a reproduzi-las para venda como animais de estimação.

Este simpático roedor, da subordem de roedores Simplice-dentate e da família Chinchilidae, vem ganhando cada vez mais espaço no mundo dos animais de estimação.

A chinchila é mansa, dócil, brincalhona, tranqüila, come pouco, não se incomoda com barulhos ou cheiros diferentes e é tímida. É um animal de hábitos noturnos, ou seja, descansa de dia e à noite está ativa. Ela é desconfiada e para ganhar a sua confiança, é necessário que você lhe dê atenção e permaneça o maior tempo possível com ela.

Existem três espécies de chinchilas: Chinchila Real, Chinchila Brevicaudata e a Chinchila Lanígera (que é a mais usada como pet). Ela mede cerca de 40 cm (sendo 14 cm de cauda e 26 cm de corpo), pesa entre 500 e 800 gramas e pode viver até 18 anos. Suas principais cores são: branca, cinza e preta.

Ela come em média 30 gramas por dia de ração. Além da ração (encontrada facilmente em petshops), é importante variar sua dieta com alfafa (vendida em petshops próprias para chinchilas e outros roedores), uva passa e maçã sem casca. É importante trocar sua comida todo dia e oferecer ao animal água limpa e filtrada.

A água deve ser limpa e fresca e estar à disposição do animal. Já existem no mercado bicos para bebedouros automáticos através do qual a chinchila suga a água, assim, está sempre limpa e evita a contaminação e molhar a gaiola.

Ofereça cascas de coco, para ela roer, pois os seus dentes crescem constantemente.

As chinchilas não podem tomar banho com água, elas necessitam de um banho diário de um pó chamado carbonato de cálcio malha 100, uma substância que parece areia. Este pó irá limpar o pêlo e a pele, é desengordurante e refrescante. Use 10 colheres de sopa e troque semanalmente.

Deve-se manter a gaiola (60X60cm) sempre limpa e pelo menos uma vez por semana, limpe o bebedouro com água quente e anti-séptico e enxágüe bem. O comedouro também deve sofrer o mesmo processo que o bebedouro.

Forneça a chinchila uma gaiola bem espaçosa, para que ele possa pular de um lado para o outro. Deixe a gaiola em local arejado e seco, onde não bata sol.

Existem no mercado, gaiolas para chinchilas compostas de: banheira para serragem, comedouros e um bebedouro tipo vertical mamadeira. Ofereça a ela um pedaço de madeira (exceto pinus ou chorão), com cerca de 20X15cm para forrar parcialmente o fundo da gaiola, além de servir como apoio para a banheira será uma diversão a mais ao animal, que irá adorar roer a madeira.

A chinchila não precisa tomar vacina, pois, não há registros de doenças transmitidas ao homem. As únicas doenças que elas podem contrair são causadas pela falta de higiene nas suas gaiolas, estresse e alimentação errada.

A chinchila atinge sua maturidade sexual aos seis meses de idade, podendo colocar o animal para cruzar. Os criadores mais experientes indicam que no inverno a fertilidade é maior, aumentando as chances de haver uma gravidez. O período de gestação é de 111 dias. Nos primeiros trinta dias de gravidez há uma perda gradual de peso, 30 gramas aproximadamente. Ao segundo mês recupera o peso e inicia paulatinamente o aumento até 60 gramas sobre o peso inicial. No terceiro mês, o peso alcança 120 a 180 gramas e aproximadamente 10 dias antes do parto perdem novamente 30 gramas.

Outras mudanças fisiológicas são: turgidez e avermelhamento dos bicos das mamas, aumento da glândula mamária, inatividade, aumento de tamanho do abdome.

O parto ocorre durante as primeiras horas da manhã ou em plena noite, com a duração de uma hora ainda que possa prolongar-se até 24 horas. A fêmea convive pacificamente com o macho durante e após a gravidez, sendo desnecessário separa-los durante este período.

A média é de 2 filhotes por parto. Pode variar de 1 a 6, porem, em partos com mais de 3 filhotes a mortalidade infantil é muito elevada. A chinchila nasce com olhos completamente abertos, em grande atividade, o corpo coberto totalmente de pele e pesa aproximadamente 30 a 60 gramas. Também nasce com a dentição completa: dois incisivos superiores, dois inferiores e oito molares em cada mandíbula, num total de 20 dentes. Com três semanas, o recém-nascido pode mastigar e ingerir o alimento na forma de ração ou "pellets". Muitos criadores, durante a primeira semana, administram meia colherinha de aveia moída seca (crua). O desmame é completado entre 30 e 45 dias; nesta oportunidade as crias separam-se da mãe, colocando-se em jaulas individuais de acordo com o fim para o qual são selecionadas, seja como reprodutores ou para pele. Alguns criadores mantêm as crias juntas numa mesma jaula, mas impreterivelmente, aos quatro meses, devem ser colocadas em jaulas individuais.

0 comentários:

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante...

 

Blogroll

Desmatamento leva a extinção de espécies.

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! http://www.poupetempo.com.br Este site trás informações para se adotar um animal.

O Reino dos Bichos Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template