diHITT - Notícias O Reino dos Bichos: Planeta descoberto em 2007 -Gliese 581 C tem semelhanças com nossa Terra BlogBlogs.Com.Br

sábado, 18 de dezembro de 2010

Planeta descoberto em 2007 -Gliese 581 C tem semelhanças com nossa Terra

Outro dia pesquisando e lendo sobre possibilidades de vida fora do nosso planeta,achei uma matéria muito interessante sobre um planeta descoberto em 2007 o Gliese 581 C.

Segundo seus descobridores o planeta tem as mesmas características da nossa querida Terra.
Este planeta orbita a estrela anã vermelha Gliese 581 da constelação de Libra, localizado a 20,5 anos-luz da Terra, aproximadamente 180 trilhões de Quilômetros. A estrela em que gira ao redor possui 1/3 da massa do Sol e emite 50 vezes menos energia. Este planeta aparenta orbitar na zona habitável, tal como a Terra no sistema solar, o que significa que poderá conter água no estado líquido. É o primeiro planeta extrassolar possivelmente habitável encontrado na história e é 50 % maior que a Terra.
Você deve estar se perguntando ai: Se é maior, então beleza é mais espaço,mais água,mais terra.
Existe um porém neste fato.
Existindo uma quantidade maior de gelo ou água,isto influenciará também na sua gravidade que será 1,3 vezes maior que a da Terra.
O planeta pode estar sempre com a mesma face virada para a sua estrela-mãe. Este efeito pode fazer com que o Gliese 581c apresente diferenças de temperatura bastante consideráveis entre a face sempre iluminada e a face em noite eterna. Por outro lado, as partes entre as duas faces podem possuir um clima moderado, mais propício para o surgimento da vida,a chamada Zona de Habitabilidade . Em alternativa, a circulação atmosférica pode redistribuir o calor da estrela de forma mais equilibrada, permitindo uma habitabilidade maior.
Segundo os dados coletados nos estudos a temperatura pode variar entre zero e 40 graus Celsius, ou seja, pode ter água em estado líquido à superfície.
Tendo água,há uma grande possibilidade de haver vida.
Cientistas da NASA disseram que o novo planeta, caso fosse possível, poderia ser alvo de pesquisas tripuladas, já que existe a tendência de que os seres humanos possam sobreviver às condições do novo planeta.
Neste ponto há um novo porém.
A distancia do planeta 20,4 anos-luz de distância.

Quando estava encerrando esta matéria encontrei outro planeta Gliese 581 G descoberto este ano e que é potencialmente habitável.
Então vou resumir a notícia encontrada no site: P20

O Gliese 581g é um dos seis planetas do sistema em torno da estrela Gliese 581 (uma anã vermelha, que fica na Constelação da Balança), tem uma massa três vezes superior à da Terra e parece ser rochoso. Orbita a sua estrela a uma distância que o coloca dentro da chamada “zona habitável”, onde a água poderá existir em estado líquido à superfície do planeta. E tem um diâmetro 1,2 a 1,4 vezes superior ao da Terra, portanto terá gravidade suficiente para conseguir reter a sua atmosfera.

A descoberta, que resulta de 11 anos de observações, foi feita por cientistas da Universidade da Califórnia, Santa Cruz, e do Instituto Carnegie, em Washington. Foi anunciada esta madrugada em comunicado de imprensa, e colocada online, no site de publicação de artigos de investigação da área da física arXiv.org, mas será também publicada na revista científica “Astrophysical Journal”.
Um ano em Gliese 581g dura apenas 37 dias.
As temperaturas à superfície oscilam, por isso, entre o calor escaldante e o frio de enregelar – mas a temperatura média é negativa: -31 a -12 graus Célsius, diz um comunicado de imprensa da Universidade da Califórnia em Santa Cruz. Mas, como terá atmosfera, poderá ter um efeito de estufa capaz de harmonizar melhor as condições na superfície.
A habitabilidade depende de muitos fatores, mas a presença da água líquida na superfície e a existência de uma atmosfera consistente estão entre os mais importantes.
“Nossa descoberta sugere um caso muito convincente para um planeta potencialmente habitável”, disse Steven Vogt, professor de astronomia e astrofísica da Universidade da Califórnia em Santa Cruz. “O fato de sermos capazes de detectar esse planeta tão rapidamente e tão perto (20,3 ± 0,3 anos-luz) nos diz que exoplanetas como este devem ser comuns.”
Estas conclusões foram baseadas em uma longa campanha com 11 anos de observações através do observatório WM Keck, no Havaí. “Técnicas avançadas combinadas com os tradicionais telescópios terrestres continuam a liderar a revolução da busca por exoplanetas”, disse Paul Butler, da Carnegie Institution. “Nossa capacidade de encontrar mundos potencialmente habitáveis agora está limitada pela disponibilidade de tempo de telescópio.”
 O novo Gliese 581 G tem mais semelhanças com a Terra do que o descoberto em 2007.


Para ler aa matérias originais ai vão os links:http://www.publico.pt/Ci%C3%AAncias/cientistas-descobrem-planeta-habitavel-a-20-anosluz-de-distancia_1458804
http://juarezec.blogspot.com/2010/10/gliese-581-c.html

Parabéns ao site tem muita coisa interessante lá gente,aproveitem para conferir.
Fontes: P20/wikipédia/juarezec.blogspot


5 comentários:

Unknown on março 11, 2011 disse...

meu deus! É MUITO PARECIDO COM A TERRA ACHO QUE AI TEM VIDA!

Anônimo disse...

E claro que é apenas uma ilustração...

Anônimo disse...

logico que i tem vida
imagine se tiver humanos la?

Anônimo disse...

Lá tem uma raça que adora fazer humanos de cobaias !!!

Anônimo disse...

Lá tem uma raça que adora fazer humanos de cobaias !!!

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante...

 

Blogroll

Desmatamento leva a extinção de espécies.

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! http://www.poupetempo.com.br Este site trás informações para se adotar um animal.

O Reino dos Bichos Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template