diHITT - Notícias O Reino dos Bichos: Mares,Pulmões do mundo? BlogBlogs.Com.Br

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Mares,Pulmões do mundo?

 "A base da vida em nosso planeta é a incidência da energia solar sobre os oceanos, criando condições para a fotossíntese se realizar através do fitoplâncton, primeiro elo da cadeia alimentar." Instituto Ecológico Aqualung

O texto acima do instituto Aqualung diz exatamente o que vamos expor agora aqui em nosso blog.
Muito se bateu na tecla durante décadas sobre as florestas em todo o mundo e é claro que elas são importantes para a sobrevivência do homem e de outros seres vivos,mas ao contrário do que se pregou por anos,são os oceanos e não as florestas que absorvem a maior parte do carbono da atmosfera.
Segundo o Inpe,quanto mais fria a água,melhor é o processo de Absorção do carbono.
O que indica que os oceanos são sim os pulmões do mundo.
Ainda de acordo com professores do Instituto de Pesquisas da USP,sendo assim em um momento de saturação os oceanos podem deixar de armazenar e exportar este CO2.
O impacto ecológico seria catastrófico.

A acidificação dos oceanos é um processo que vem se intensificando nos últimos anos e ameaça matar os corais de águas frias e os plânctons fonte fundamental da cadeia alimentar dos seres aquáticos.
Os dados preocupantes em relação a acidificação dos oceanos causados pelo impacto do CO2 recebe bem menos atenção do que a questão do que o aquecimento global,quando estas questões deviam ser analisadas nas mesmas proporções.
As algas, fitoplanctos, que encontram-se nos oceanos são responsáveis por maior parte do oxigênio no planeta e isso se dá porque as algas marinhas produzem mais oxigênio pela fotossíntese do que precisam na respiração, e o excesso é liberado para o ambiente.
consumem gás carbônico para fazer fotossíntese, produzem oxigênio para a respiração de toda a fauna, são Imagine o impacto ambiental causado com a possível extinção destes seres vivos chamados algas?
Veja o quanto são importantes e suas principais funções: São utilizadas como alimento pelos animais herbívoros (peixes, caranguejos, moluscos, etc), filtradores (ascídias, esponjas, moluscos, crustáceos), e animais do plâncton (zooplâncton).
O homem é responsável por seus atos e as vezes precisa ser acordado pela natureza para exercer uma qualidade importante para sua sobrevivência a inteligência.
Tudo começa  e tudo termina a continuidade é dádiva de uma sabedoria aplicada.
Valeu galera um abraço...



Fontes: Algo sobre/Estado SP/USP

4 comentários:

Wilson Torres Nanini on setembro 08, 2011 disse...

À proporção da ameaça dos fatores imprescindíveis à existência de vida no planeta, vamos percebendo o quão belo este planeta tem em cada um de seus elementos.

Jane dos Anjos e Anita dos Anjos on setembro 16, 2011 disse...

Olá...
Adoramos o blog! Conscientizar as pessoas é muito importante, mesmo que a humanidade ainda mantenha hábitos ruins e cruéis como poluir, matar os animais e queimar as florestas... Ainda há esperança enquanto houver vozes!
Com certeza estamos seguindo...
Temos um blog apaixonado por gatos! Passa lá pra conhecer: gatosminhapaixaoo.blogspot.com

Ótimo final de semana pra ti, muitos beijinhos
bye bye
Anita

Borboleta Negra on outubro 04, 2011 disse...

Vim dizer que adorei o blog. Parabéns !!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Hi! Do you use Twitter? I'd like to follow you if that would be ok. I'm definitely enjoying your
blog and look forward to new updates.

My website - where can u buy garcinia cambogia

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante...

 

Blogroll

Desmatamento leva a extinção de espécies.

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! http://www.poupetempo.com.br Este site trás informações para se adotar um animal.

O Reino dos Bichos Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template