diHITT - Notícias O Reino dos Bichos: Campeão de Saltos BlogBlogs.Com.Br

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Campeão de Saltos

Imagine um campeão olimpico,quantos desafios ele enfrenta para chegar a conquista.
No mundo dos insetos é muito parecido.
Quantos verdadeiros campeões surgem?
O jornal The Times de Londres elegeu um novo campeão no reino dos insetos e ele responde pelo nome de Cigarra-da-espuma e mede apenas 6 milímetros de comprimento e pode saltar até 70 centimetros.
A velocidade atingida pelas cigarras da espuma chega a cerca de 14 km/h, o triplo do índice alcançado pelas pulgas, antes tidas como as campeãs do salto em altura.
Isso em termos de ser humano significaria um homem saltando sobre um arranha-céu de 207 metros!
Dá pra imaginar?
Com o uso de fotografia em alta velocidade o professor da Universidade de Cambridge(Inglaterra),Malcom Burrows,observou que os músculos das patas traseiras do inseto funcionam como uma catapulta,liberando energia explosiva na decolagem.
Descrevendo o exemplo:
A execução dos enormes saltos da cigarra da espuma requer uma grande quantidade de energia, que não pode ser obtida pela contração direta dos músculos em um curto espaço de tempo. A força muscular do inseto é gerada lentamente antes do pulo e estocada. Isso é feito pelo inseto ao dobrar os membros traseiros na parte de baixo do tórax e prendê-los nessa posição por meio de duas estruturas do membro que se encaixam.

Assim que os músculos da cigarra geram força suficiente para o salto, ela ’solta’ suas pernas, que disparam como um gatilho e a projetam no ar. O músculo do tórax, responsável pelo pulo, corresponde a 11% da massa corporal do inseto. Graças a ele, a cigarra pode ter membros finos e leves, que são facilmente acelerados, o que aumenta a altura do salto. Ao andar, a cigarra da espuma arrasta as pernas traseiras que só são usadas para pular, o que mostra o grau de adaptação do inseto à sua especialidade.
Segundo os estudos de Burrows quando uma cigarra-de-espuma salta ela suporta até 400 vezes a força gravitacional da terra,"que é 130 vezes a que a tripulação de um ônibus espacial tem de suportar no lançamento",diz o jornal.

1 comentários:

Dodi on fevereiro 11, 2010 disse...

olá
acabo de colocar seu banner em meu blog, não por interesse, mas porque gosto do assunto do seu blog.
Parabéns

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante...

 

Blogroll

Desmatamento leva a extinção de espécies.

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! http://www.poupetempo.com.br Este site trás informações para se adotar um animal.

O Reino dos Bichos Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template