diHITT - Notícias O Reino dos Bichos: Dia 5 de Junho Dia Mundial do meio Ambiente BlogBlogs.Com.Br

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Dia 5 de Junho Dia Mundial do meio Ambiente

No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente.


A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.
A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da secretaria especial do meio ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.
Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies animais.
A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.
É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.
E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

 A importância desse dia tem precedentes. O meio ambiente e a ecologia passaram a ser uma preocupação em todo o mundo, em meados do século XX. Porém, foi ainda no séc. XIX que um biólogo alemão, Ernst Haeckel (1834-1919), criou formalmente a disciplina que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente, ao propor, em 1866, o nome ecologia para esse ramo da biologia.
Celebrado de várias maneiras (paradas e concertos, competições ciclísticas ou até mesmo lançamentos de campanhas de limpeza nas cidades), esse dia é aproveitado em todo o mundo para chamar a atenção política para os problemas e para a necessidade urgente de ações.
Se há assunto que consegue igualar todas as pessoas nesse planeta é a questão ambiental: o que acontece de um lado, para bem ou para mal, vai sempre afetar o outro!
Nessa data, chefes de estado, secretários e ministros do meio ambiente fazem declarações e se comprometem a tomar conta da Terra. As mais sérias promessas têm sido feitas, que vão do be-a-bá ao estabelecimento de estruturas governamentais permanentes para lidar com gerenciamento ambiental e planejamento econômico, visando conseguir a vida sustentável no planeta.
Podemos, cada um de nós, já fazer a nossa parte para a preservação das condições mínimas de vida na Terra, hoje e no futuro, ou seja, investir mais naquilo que temos de valioso, que é a nossa inteligência, para aprender a consumir menos o que precisamos economizar: os recursos naturais. E é sempre bom lembrar que o Brasil, identificado como um dos nove países-chave para a sustentabilidade do planeta, já é considerado uma superpotência ambiental!

 As atividades do dia mundial do meio ambiente vão estar em todo o país e durante esta semana,exemplo:

A Semana do Meio Ambiente será movimentada com diversas ações no Recife e Região Metropolitana. As atividades são para lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste sábado (5).

LAGOA

Nesta sexta-feira (4), na Lagoa do Araçá, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, crianças, estudantes, moradores e visitantes vão se unir para plantar mudas, limpar as ruas e alertar a população sobre a importância da lagoa para a cidade do Recife, além de realizar a soltura de 400 caranguejos.

PINA

Também nesta sexta, o Centro Escola Mangue dá início à etapa de visitas e diagnóstico dos manguezais do estuário do Pina, de seu projeto ‘Água Também é Mar’, que quer recuperar e conservar espécies e ambientes costeiros, marinhos e de água doce da região.

A atividade terá início às 7h com um passeio pelo mangue, nas baiteiras dos pescadores, para conhecer e entender os processos de degradação ambiental promovido pela ocupação desordenada do espaço urbano e pela ausência de políticas públicas em saneamento. A escola fica na rua Brazópolis nº 125, Brasília Teimosa.

CAJUEIRO
Em Cajueiro Seco, o Centro da Juventude, do Instituto Brasileiro Pró-Cidadania, irá lançar nesta sexta-feira (4), às 9h, na Praça Vereador Joaquim Ferreira, o projeto 'Nós Cuidamos da Praça'. Cerca de 50 jovens vão realizar um mutirão de limpeza para conscientizar a população, além de pintura de meio fio e plantio de mudas.

PAULISTA

Em Paulista, na Região Metropolitana, alunos da Escola Municipal Jaime Bold, na rua Marechal Hermes, na Vila Torres Galvão, participam de um plantio de mudas na mata do frio, nesta manhã. Serão plantadas mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, entre elas: Pau Brasil, cajá e caju.

JABOATÃO

Ainda nesta sexta, uma caminhada ecológica da ONG Natureza é Vida e Fundação Bradesco, a partir das 8h, marca a data no município de Jaboatão dos Guararapes. No sábado (5), é a vez de um passeio ciclístico com mais de 300 ciclistas. A saída está marcada para as 8h, do Colégio Sousa Leão, em Candeias. Na corrida em favor ao meio ambiente, equipes da Prefeitura farão a manutenção das 500 mudas plantadas no mesmo período, em 2009, nas avenidas Presidente Kennedy e Castelo Branco.

DOIS IRMÃOS

No domingo (6), quem for ao Parque Dois Irmãos poderá assistir ao esquete da peça teatral “E eu com isso?”, que chama à reflexão para as nossas atitudes em relação ao meio ambiente. A encenação é gratuita. Os visitantes do Parque terão acesso ao teatro.


BAHIA
Município de Salvador
Dia 5 de junho
- Feira Ambiental
Resumo:
realização de shows, palestras, oficinas ecológicas, oficinas educativas, atividades físicas, entre outras.
Onde: Jardim dos Namorados.
Quanto: evento gratuito.
Horário: a partir das 13h00.
- Exposição de fotos
Resumo:
Fotos de Rui Rezende com enfoque no diversos biomas e nas diversas regiões.
Onde: Espaço do Iguatemi.
Quanto: evento gratuito.
Horário: a partir das 17h00.
Dia 8 de junho
- Palestra Década da Água
Resumo:
palestra ministrada pelo Dr. José Machado, secretário executivo do
MMA.
Onde: Auditório da Azul da FLEM.
Quanto: evento gratuito.
Horário: a partir das 14h.

GOIÂNIA
Município de Goiás
Dia 8 de junho
- XII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental – FICA
Resumo:
este ano, o tema do festival é "Mudanças Ambientais Globais: Tendências, Cenários e Impactos"
Quando: de 8 a 12 de junho de 2010
Onde: cinemas, praças e teatros da cidade de Goiás (Confira a programação completa em http://www.fica.art.br/).
Quanto: evento gratuito.

MINAS GERAIS
Município de Belo Horizonte
Dia 8 de junho
- Arte em Resíduos
Resumo:
exposição com 30 painéis confeccionados pelo artista plástico Eymard Brandão a partir de resíduos da siderurgia. As obras destacam os impactos ambientais deste setor de atividade.
Onde: Centro Mineiro de Referência em Resíduos. Rua Belém, 40, Belo Horizonte.
Quanto: evento gratuito.
Horário: a partir das 19h00.

Dia 9 de junho

- Série Diálogos – Minas Recicla

Resumo: debates sobre gestão, processamento, recolhimento e reciclagem de resíduos e trabalhos dos catadores
Onde: Centro Mineiro de Referência em Resíduos. Rua Belém, 40, Belo Horizonte.
Horário: das 8h30 às 12h30.

- Intervenções com um repentista
Resumo: violeiro executa repente abordando três vertentes: coleta seletiva, consumo consciente e necessidade de mudança de comportamento.
Onde: Restaurante da Cidade Administrativa
Quanto: evento gratuito.
Horário: das 12h00 às 14h00.

Dia 13 de junho

- Concerto Ambiental com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais
Onde: Barragem Santa Lúcia.
Quanto: evento gratuito.
Horário: a partir das 11h00.

SÃO PAULO
Município de Campinas
Dia 4 de junho
- Carta da Terra com Ana Person
Resumo: baseado nos quatro capítulos da “Carta da Terra” o show apresenta 16 composições de Ana Person e outros compositores que refletem sobres os temas da Carta.
Onde: Área de Convivência do SESC Campinas.
Quanto: evento gratuito.
Horário: a partir das 20h.

Dia 6 de junho

- O Ser Humano e a Terra com Márcio Sartório
Resumo:
com vídeo projeções e composições de Márcio Sartório, composições de Caetano Veloso, Sá e Guarabira e Renato Teixeira, o show vislumbra estimular a reflexão ambiental, através de um repertório que traz como tema as relações entre o ser humano, sua cultura e os demais elementos da natureza.
Onde: Área de Convivência do SESC Campinas.
Quanto: evento gratuito.
Horário: 15h30.


Município de São Paulo
Dia 5 de junho

- Teatro Criança Ecológica

Resumo: o projeto Teatro Criança Ecológica leva educação ambiental de forma lúdica e interativa para alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
Onde: Parque Vila Lobos.
Quanto: evento gratuito.
Horário: a partir das 10h.

- Trilha dos Sentidos
Resumo: o Núcleo Cabuçu leva os visitantes a uma trilha pelo parque onde os visitantes têm contato com diversas espécies naturais.
Onde: Parque Estadual da Cantareira
Quanto: evento gratuito.
Horário: das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 16h30

- Visita ao espaço Criança Ecológica
Resumo: o Núcleo Engordador fará a distribuição de mudas da Mata Atlântica, exposição de banners do Recante, além de apresentação de um vídeo sobre o lixo.
Onde: Parque Estadual da Cantareira.
Quanto: evento gratuito.
Horário: das 8h00 às 17h00.

- Festival Minuto
Resumo: exibições de vídeos sobre água.
Onde: Parque Estadual do Jaraguá.
Quanto: evento gratuito.
Horário: das 7h00 às 17h00.

- Você amigo do meio ambiente
Resumo: distribuição gratuita de mudas, apresentação de dança indígena e do filme “Dom Quixote Reciclado”.
Onde: Parque Estadual da Campina do Encantado.
Quanto: evento gratuito.
Horário: das 16h00 às 21h30.

- 7º Passeio Ciclístico e da 3ª Caminhada Ecológica
Resumo: evento aberto a crianças e adultos. Menores de 18 anos deverão trazer uma Autorização assinada pelo pai ou responsável no dia do evento.
Onde: Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Santa Virgínia. Saída na Praça Oswaldo Cruz.
Quanto: evento gratuito.
Horário: a partir das 8h.
Dia 6 de junho

- Trilha dos Sentidos
Resumo: o Núcleo Cabuçu leva os visitantes a uma trilha pelo parque onde os visitantes têm contato com diversas espécies naturais.
Onde: Parque Estadual da Cantareira
Quanto: evento gratuito.
Horário: das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 16h30
- VIII Pedalada ecológica
Resumo:
evento vai reunir ciclistas da cidade. Não é necessária inscrição prévia para participar do evento.
Onde: Parque Estadual da Campina do Encantado.
Quanto: evento gratuito.
Horário: das 8h00 às 13h00.

Dia 7 de junho
- Palestra sobre o Meio Ambiente
Resumo: ministrada por da Polícia Ambiental, a palestrante falará sobre a contribuição que os cidadãos podem dar na preservação ambiental.
Onde: EMEF Débora Silva Camargo – Cananéia.
Quanto: evento gratuito.
Horário: das 8h30 às 11h00
Preservar o meio ambiente é muito importante para que possamos ter um planeta saudável e rico em recursos naturais no futuro.
Vamos aproveitar este dia e listar quantas ações podemos fazer para colaborar na preservação do meio ambiente. Se todo mundo fizer um pouquinho, podemos contribuir um montão para o mundo!
Segue algumas medidas que podemos facilmente tomar em casa e na escola:

Água
  • Escovando os dentes - desligue a água enquanto faz a escovação.
  • Lavando a louça - desligue a água enquanto ensaboa pratos, copos, talheres e panelas.
  • Tomando banho - nada de banhos muito longos e quando estiver se ensaboando, desligue a torneira.

Energia
  • Desligue as luzes - ao sair do seu quarto, sala ou cozinha não esqueça de apagar as luzes.
  • Desligue aparelhos eletrônicos - não deixe a televisão, rádio ou computador ligado caso não esteja sendo utilizado.
  • Ar condicionado - utilize com moderação!
  • Lavando roupa suja - dedique dias da semana para lavar a roupa. Assim você utiliza a máquina de lavar em sua capacidade máxima, economizando energia e água ao mesmo tempo.
  • Passando roupa - também dedique dias da semana para passar roupa. Evitando assim, o liga e desliga.

Lixo
  • Coleta seletiva - tenha uma atitude bacana. Programe a coleta seletiva na sua casa. É muito fácil, basta separar os lixos em: material orgânico, papel, metal, vidro e plástico.
Desta forma, você estará fazendo uma grande contribuição à mãe natureza, já que este material será reciclado, ou seja, será reaproveitado para a fabricação de novos produtos.


Transportes
As emissões de gases emitidos pelos transportes é muito nociva para a nossa atmosfera. Mas podemos tomar algumas atitudes para contribuir na diminuição da emissão de gases.
  • A caminho da escola - Utilizar os transportes coletivos é sempre mais saudável para o planeta. Por isto, quanto mais gente utilizar um mesmo veículo melhor. Se você vai de carro para a escola, que tal combinar um rodízio com os colegas que moram perto! Além de ser uma atitude consciente, você aproveita e faz novos amigos!
Agora, se a sua escola é perto de casa, larga de preguiça e vá a pé! Assim, você estará cuidando da saúde do nosso planeta, e da sua saúde também!

Um abraço verde da Equipe O Reino dos bichos
E vamos fazer a Nossa parte.


Fonte: Brasil Escola/ IBGE teen/Instituto Akatu/Smart Kids

0 comentários:

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante...

 

Blogroll

Desmatamento leva a extinção de espécies.

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! http://www.poupetempo.com.br Este site trás informações para se adotar um animal.

O Reino dos Bichos Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template