diHITT - Notícias O Reino dos Bichos: A história do tomate...Que delícia! BlogBlogs.Com.Br

sábado, 4 de setembro de 2010

A história do tomate...Que delícia!


Você sabia que o tomate um dia já foi chamado de maça do amor?
Isto a cerca de alguns séculos atrás.....
Este curioso fruto(sempre achei que fosse legume rssss.....)era abundante na região dos andes.
Algum tempo depois apareceu no México,onde os Astecas deram o nome de xitomatl.
E foi na cultura asteca que o molho de tomate deu as caras pela primeira vez,se tornando parte da cozinha deste povo e começando assim sua escalada internacional.
Logo o tomate conquista também os conquistadores espanhóis,isto apoiado por um sacerdote jesuíta que declarou que o tomate era um fruto suculento e muito saudável e seu molho era delicioso.
Então os colonizadores enviaram as sementes do novo fruto para a Espanha e para as demais colonias,no Caribe e nas Filipinas.
Muito embora seu inicio na culinária internacional tenha sido avassaladora, o tomate só começou a conquistar espaço na cozinha mundial 3 séculos depois.
Inicialmente o tomate era tido como venenoso pelos europeus e cultivado apenas para efeitos ornamentais.
Apesar de ser bastante consumido na nova cultura recém descoberta o tomate era visto com maus olhos pelos europeus.
 
Explicando melhor este fato teve início após alguns botânicos europeus classificar a nova descoberta como membro da família das solanáceas( Mandragoras)conhecidas por ser altamente venenosas.
E como se não bastasse isso alguns ervanários o classificaram como afrodisíaco,por isso o nome dado na França(Maça do Amor).
No início do século 17 o tomate ja era um dos alimentos mais cultivados na Itália,onde o clima era propicio para o seu plantio.
Nos EUA, as pessoas morriam de medo do fruto,isso em meados de 1819 e continuou temido até o ano de 1830, quando um Sr. chamado Robert Johnson subiu nas escadarias da prefeitura de Salem em New Jersey degustando um tomate inteiro, para espanto dos presentes que assistiam o que achavam se tratar de gesto insano.
Após este fato muitos perceberam que o tomate era um fruto como outro qualquer(em termos) e não trazia nenhum risco e isto garantiu a escalada da popularidade do fruto.
 Pode-se dizer que quando as pessoas provavam o fruto era automático a sua fama e a tomaticultura se espalhou pelo mundo afora.
Em 1870 graças a ferrovia transcontinental os tomates cultivados na Califórnia eram vendidos em Nova York.
Ainda antes disto(algumas decadas antes) surigia em Nápoles(Itália) a primeira Pizzaria,que aproveitou para introduzir o molho de tomate no que viria a se tornar um dos alimentos mais saborosos do mundo a Pizza.
 
Um casamento perfeito.
Somente no século XIX é que o tomate passou a ser consumido e cultivado em escala cada vez maior, inicialmente na Itália, depois na França e na Espanha.
Ao contrario do que se pensa o primeiro molho de tomate parecido com o que vemos hoje surgiu com
um chef da corte espanhola chamado Antonio Latine que resolveu experimentar misturando tomates, cebolas e óleo de oliva para criar um molho.

O tomateiro não é um fruto exigente e seu cultivo é bem simples,isto explica o porque ser um dos frutos mais cultivados em plataformas de petróleo,basta um saquinho plástico,água e terra(não necessariamente,seus frutos germinam bem mesmo sem terra).
Podemos ver tomateiros até mesmo no deserto(alguns beduínos constroem terraços para o plantio,regados com fontes,cisternas e chuvas ocasionais.
Obs: Os beduínos secam os frutos do tomateiro ao sol para consumirem no inverno.
Existem atualmente cerca de 4.000 variedades de tomates,que vão desde os frutos pequenos e suculentos até os grandes e graúdos.
O tomate é um dos frutos mais colhidos no mundo 100 milhões de toneladas.
Segundo o Guinness Book o maior tomate registrado no mundo tinha 3,5 kilos e foi cultivado em Oklahoma.
No mundo o maior produtor mundial da fruta é a China, seguida pelos Estados Unidos.
O Brasil ostenta a nona posição no ranking.
Atualmente, o maior fabricante de molho de tomate é a itália.
Espero que tenham gostado....Até a próxima pessoal.


1 comentários:

Jorge Purgly on setembro 04, 2010 disse...

Gostei da reportagem!
Um abraço,
Jorge

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante...

 

Blogroll

Desmatamento leva a extinção de espécies.

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! http://www.poupetempo.com.br Este site trás informações para se adotar um animal.

O Reino dos Bichos Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template