diHITT - Notícias O Reino dos Bichos: O que estamos fazendo para mudar nosso planeta? Precisamos achar uma solução urgente! BlogBlogs.Com.Br

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O que estamos fazendo para mudar nosso planeta? Precisamos achar uma solução urgente!

Temos notado cada vez mais práticas ecologicamente destrutivas em favor do chamado desenvolvimento e estas práticas tem levado a conseqüências desastrosas para nós humanos e o que vemos é que morrem muito mais pessoas em desastres deste tipo do que em conflitos.
Nós nos tornamos então culpados diretamente por muitos destes acontecimentos naturais desnaturais,pois desviamos cursos de rios,desmatamos quilômetros de florestas(o estado do Mato Grosso no Brasil é o que mais desmata,portanto, o desmatamento no Mato Grosso deve receber mais atenção das autoridades, pois a maior sensibilidade climática da região pode fazer com que ela em breve deixe de ser abrigo para milhares de espécies da floresta tropical),poluímos o ar,aterrarmos áreas alagadas,desestabilizando assim uma proteção natural,visto que modificamos a corrente natural que nos proporciona esta proteção.

E mesmo com tanta tecnologia somos incapazes de nos proteger de algo tão poderoso quanto a natureza.
Exemplos não faltam,são imóveis desordenadamente construídos em areas litorâneas e não estamos falando de dezenas de pessoas e sim de milhares em todo o mundo. Uma em cada três pessoas – cerca de 2 bilhões – vive hoje a 100 quilômetros de um litoral. 
Treze das 19 mega-cidades mundiais hoje são localizadas nestas áreas.
No Brasil em dezembro passado um deslizamento de terra sobre uma pousada ainda repercute na memória.
O terremoto no Chile este ano matou mais de 708 pessoas.  
A Tsuname de 2004 deixou o saldo  de quase 100 mil mortos, além de 5 milhões de pessoas desamparadas e Bilhões de dólares em prejuízos.

O aquecimento global, pode agravar ainda mais este quadro até o final do século.
E o que nossos governos estão esperando para agir com questões preventivas e recuperação desta cadeia natural de proteção perdida?
É essencial para a humanidade a manutenção e restauração da segurança ecológica natural em todos os países.
Todos sabemos e não precisa ser técnico pra isso que a perda de florestas e áreas de verde agrava ainda mais a questão das enchentes.

As florestas, baixios e áreas alagadas são ‘esponjas’ que absorvem as enchentes. A natureza presta estes serviços gratuitamente e precisamos usufruí-los, ao invés de destruí-los.
Pois sem medidas extremas de prevenção e recuperação estaremos cada vez mais suscetíveis aos desastres ambientais.

Portanto é sabido que  a atividade humana pode agravar estes fenômenos naturais ,ou mesmo induzí-los e se somos os causadores temos por obrigação enfrentar este e fato e achar soluções.
Relatório divulgado pela Oxfam, diz que desastres naturais devem aumentar em mais de 50% até 2015 e atingir a média de 375 milhões de pessoas por ano.
Vale lembrar que em 2009 o Brasil foi o sexto país mais atingido por desastres naturais no mundo.

Fontes: Eco Debate/No minuto.com/Word wath/Redação O Reino dos Bichos

1 comentários:

Yolanda Hollaender on setembro 03, 2010 disse...

Lamentalvelmente,a maioria está fazendo quase nada para a melhoria do planeta. Parece que este assunto interessa a poucos. Pena!
Boa postagem, amigo Allexander. Escrever sobre o problema é preciso, sempre!
"Deus perdoa sempre. O homem, às vezes. A Natureza, jamais..."
Meu abraço,
Yolanda

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante...

 

Blogroll

Desmatamento leva a extinção de espécies.

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! http://www.poupetempo.com.br Este site trás informações para se adotar um animal.

O Reino dos Bichos Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template