diHITT - Notícias O Reino dos Bichos: Você já ouviu falar do Parque Nacional de Pacaás? BlogBlogs.Com.Br

sábado, 16 de outubro de 2010

Você já ouviu falar do Parque Nacional de Pacaás?

A primeira vista parece que estamos vislumbrando um grande quadro pintado pela natureza.
O parque localiza-se no estado de Rondônia. O acesso pode ser feito por via aérea, terrestre e fluvial.
Por via terrestre, saindo de Porto Velho, segue-se pela BR-364 até Ariquemes, num percurso de 205 Km, daí segue-se à direita pela BR-421por mais 50 Km até Montenegro e em frente, mais 60 Km até Campo Novo. De Campo Novo até o Parque são mais 40 Km. 
O Parque ainda não está aberto à visitação pública e não possui nenhuma infra-estrutura.
A natureza ali é praticamente intocada.
O parque foi criado em 1979 e tem uma  área de 764.801 hectares.
Foi criado para proteger um importante refúgio ecológico da Bacia Sedimentar Amazônica.
O Parque congrega uma rede de drenagem que apresenta padrão dendrítico e, localmente, radial. Rios e igarapés que nascem nas Serras dos Pacaás Novos e Uopiane, formam corredeiras e cachoeiras de grande beleza, fortemente influenciadas pelo controle litológico. Essa rede engloba as tres principais bacias hidrográficas do estado: Guaporé, Mamoré e Madeira, sendo caracterizada pelas seguintes unidades: Nascentes do Rio Pacaás Novos (tributário do Rio Mamoré, que constitui fronteira natural entre o Brasil e a Bolívia), a sudoeste da serra do mesmo nome. Nascentes dos rios Jaci Paraná (tributário do rio Madeira), e Candeias (tributário do rio Jamari), a nordeste do Parque. Nascentes do rio Jamari (onde se construiu a Usina Hidrelétrica de Samuel, principal supridora de energia elétrica do estado, tributário do rio Madeira), na parte central do Parque. Tributários da margem esquerda do rio Machado, o principal curso d'água da região central do estado, às margens do qual localiza-se Ji Paraná, a segunda maior cidade de Rondônia, a noroeste do parque. Afuentes do rio Guaporé, que é também fronteira natural entre o Brasil e a Bolívia, entre os quais os rios São Miguel e Cautário, na parte sul do Parque.
Sua fauna possui onças-pintadas, bugios, tamanduás-bandeira e macacos-da-noite representando os mamíferos. Entre as aves, estão papagaios, tucanos e araras ameaçadas de extinção,isto citando apenas algumas espécies.
Que dar uma espiada no Parque?


1 comentários:

Pétala on junho 14, 2012 disse...

Eu tenho uma foto da entrada do parque se for interessante só pedirei que tenha meu nome publicado com ela.

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante...

 

Blogroll

Desmatamento leva a extinção de espécies.

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! http://www.poupetempo.com.br Este site trás informações para se adotar um animal.

O Reino dos Bichos Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template