O Mainá do Bali (Leucopsar  rothschildi) é uma espécie endêmica de Bali ameaçada de extinção devido à  captura ilegal para comércio e à destruição do habitat causada pela  desflorestação.Tem como característica ser totalmente branco com uma longa crista caída, ponta  da cauda e asas pretas. A pele em volta dos olhos azul, pernas acinzentadas e bico amarelo. Os dois sexos são similares. 
A raridade faz desta espécie um símbolo de elevado estatuto  social na Indonésia. Protegido por lei desde 1970, o Mainá tem sido alvo de  reintroduções no meio natural, mas a captura ilegal faz baixar os números  continuamente. No final do século XX, existiam apenas 12 aves em liberdade,  todas no Parque Nacional de Bali Barat, onde, infelizmente, continuam a ocorrer  capturas ilegais. Calcula-se que existam cerca de 1000 animais, desta espécie em  cativeiro que se alimenta de insectos, frutos e pequenos répteis.
O Mainá existe no Jardim Zoológico de Lisboa, entidade que  participa num Programa Europeu de Reprodução da espécie, com alguns casais já  nascidos em cativeiro e dos quais se espera reprodução. 
Agradecimentos a Wikypédia e ao site www.rss88.com/ c/90777.html 






















1 comentários:
essa ave e linda de mais pena que está em estinção
Postar um comentário
A sua opinião é muito importante...