diHITT - Notícias O Reino dos Bichos: Água um bem precioso e cada vez mais raro! Entre nesta campanha.Não Desperdice... BlogBlogs.Com.Br

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Água um bem precioso e cada vez mais raro! Entre nesta campanha.Não Desperdice...

 "A água pode existir sem os seres humanos, mas nós só conseguimos sobreviver sem água por poucos dias.”

Você sabia que o      Dia Mundial da Água - 22 de março - foi instituído em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Eco 92), que aconteceu no Rio de Janeiro?
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). 
E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
  Se cada um fizer a sua parte as pessoas vão se concientizando e passam a preserver esse bem tão precioso que é a ÁGUA
A água é um bem precioso
A verdade é que estamos de tal forma habituados à água que nos esquecemos do quanto é rara e invulgar. É uma substância que pode:
  • Ser utilizada para beber, lavar, cozinhar os alimentos, regar as plantas, produzir energia;
  • Apresentar-se sob a forma liquida, gasosa (quando é vapor de água) e sólida (quando é gelo);
  • No estado liquido apresenta-se incolor, transparente em camada fina, tomando uma coloração verde-azulado em maior espessura, inodora e sem sabor.
A água é uma maravilha da terra. Mais de 70% do nosso planeta está coberta de água, todavia, 97% dessa água é salgada (mares e oceanos); apenas 3% é doce e dela dependemos para as nossas necessidades. É, portanto, índispensável, preservar a água.
Como podemos poupar a nossa água
Verifique se há perdas de água na sua casa, pode sabê-lo através do contador da água. Feche todas as torneiras e tome note dos números que o contador marca. Passado alguns minutos verifique se está a marcar um número mais alto do que aquele de que tomou nota. Isso significa que existe algures na sua casa uma fuga de água:
  • Pode ser uma torneira a verter água - estar a pingar;
  • Pode estar mal fechada ou avariada;
  • Pode ser também na sanita que perde água. Provavelmente é o autoclismo que deixa verter água. 

As 10 maneiras mais fáceis de poupar água:
1 - Chuveiro:
Se fechar a torneira enquanto se ensaboa e diminuir o tempo do duche para 5 minutos diminui o consumo para cerca de 80 litros. Um chuveiro com sistema redutor de caudal pode economizar 80 por cento.
2 - Banheira:
Uma forma de economizar é encher até metade ou menos de metade, mantendo a água do banho. Opte por duches rápidos, em vez de banho de imersão. O banho de imersão gasta 260 litros de água, ao passo que um duche rápido consome apenas 25 litros.
3 - Lavatório da casa de banho:
Lavar os dentes mantendo a torneira fechada e utilizando um copo reduz o desperdício de água. Colocar uma tampa no lavatório ao fazer a barba, mantendo a torneira fechada e conservando a mesma água implica um gasto de apenas 2 litros. Feche igualmente a torneira enquanto está a ensaboar as mãos.
4 - Autoclismo:
Se colocar uma garrafa de 1,5 litros dentro do depósito, a capacidade do mesmo diminui, reduzindo o consumo de água para 8,5 litros por descarga. Outra solução é optar por um autoclismo de duplo depósito.
5 - Lava-Louça:
Deixe os talhetes e pratos de molho na pia antes de os lavar. Não deixe a torneira aberta enquanto os ensaboa. Estará a a economizar qualquer coisa como 100 litros de água.
6 - Máquina de Lavar Louça:
Só deve ser utilizada quando estiver completamente cheia. Junte louça de várias refeições, se necessário.
7 - Tanque:
Deixe as roupas de molho e use a mesma água para lavar e ensaboar.
8 - Máquina de Lavar Roupa:
Convêm enchê-la bem. No caso de não haver roupa suficiente, deve ser utilizado o programa "meia carga", que será igualmente suficiente para garantir uma lavagem eficaz.
9 - Mangueira:
Para a lavagem do carro utilize de preferência baldes de água e esponja, em vez de utilizar a mangueira. Se usar mangueira, evite passar horas com a mesma a correr. Regue o jardim ao fim do dia ou durante a noite.
10 - Piscina:
Se aplicar uma cobertura na piscina reduz a perda de água por evaporação em cerca de 90 por cento.

 O primeiro passo para usar a água com inteligência, reduzindo o consumo e a reutilizando com criatividade é saber hoje como gastamos a nossa tão preciosa água em casa. Veja o destino residencial da água no Brasil (cerca de 200 litros diários):
  • 27% consumo (cozinhar, beber água);
  • 25% higiene (banho, escovar os dentes);
  • 12% lavagem de roupa;
  • 3% outros (lavagem de carro);
  • 33% descarga de banheiro.
Isso que mostra reusando as águas resultantes de lavagens e banho para descarga, pode-se economizar 1/3 de todo o consumo residencial de água nas casas dos brasileiros.
O corpo humano consiste em cerca de 75% de água, o nosso cérebro em cerca de 85%. Cada célula do corpo depende de água para o seu bom funcionamento. Uma série de disfunções são causadas por insuficiência de água ou por água contaminada com poluentes.

2-3% da água no Planeta é água doce. A maioria desta fracção existe como gelo nos pólos ou é inacessível por outras razões. Só 0,2% da água do planeta é potável! Esta água é vitalizada e purificada através dos ciclos da água na atmosfera, em solos saudáveis e nas camadas de rocha profunda.
Não só deve ter atenção à qualidade da água que consome mas também se bebe água suficiente! 75% das pessoas estão crónicamente desidratadas. 37% de nós tem o mecanismo da sede enfraquecido que muitas vezes é confundido com fome.

Outros factos:
• Mesmo uma fraca desidratação torna o metabolismo mais lento em 3%.
• A falta de água é a primeira razão para fadiga durante o dia.
• Estudos indicam que 8-10 copos de água por dia podem amainar significativamente dores de costas e articulações em 80% dos doentes
• Mesmo uma pequena queda de 2% no teor de água do corpo pode provocar deficiências na memória curta, problemas com operações simples de matemática e dificuldades de concentração.

Segundo estudos científicos beber 5 copos de água vitalizada por dia diminuí o risco de:
Cancro do cólon em 45%
Cancro da mama em 79%
Cancro da bexiga em 50% Em todo o mundo, domina uma cultura de desperdício de água, pois ainda se acredita que ela é um recurso natural ilimitado. Mas não é! Milhares de pessoas no mundo inteiro já sofrem com a escassez da água, e este número tende a crescer, se cada um não fizer a sua parte.
De acordo com a ONU, o uso da água triplicou de 1950 para cá. Para o futuro, estima-se que nos próximos 20 anos o homem vai usar 40% a mais de água do que usa agora. O que pouca gente se dá conta é de que os problemas relacionados à água estão mais ligados ao seu mau uso do que propriamente da escassez natural.


PLANETA ÁGUA
Água que brota do solo,
Que chora! Implora inocente!
Quer saciar nossa sede!
Ainda tem pena da gente!
Nasce pura com suave textura…
Dos rios, dos lagos, dos mares…
Faz redemoinhos e segue solta!
Encrespa os mares e serve os lares.
Surge e segue além das fronteiras…
Se doa aos filhos dos filhos…
e serve os filhos da gente.
canta com as cachoeiras e encanta!
Água que cobre a superfície da terra,
desce cantarolando pela serra,
Com seus recursos abundantes,
Atiçando a mente dos estudantes.
Planeta que resiste às explosões,
e brota de um único fio de esperança,
que luta pela criança…
Sobrevive de emoções.
Água doce, salgada e sagrada!
Escolhida, bendita e bem acolhida.
Lava a nossa vida e a nossa alma.
Que seja sempre planeta água!
Que assim seja! Nosso Planeta!
 Silvia Cristina Martins Trevisani

 Poetisa Paulista



Fontes : Ora Bolas/O Piu/Vila Real Santo Antonio/Natura

3 comentários:

Mari Costa on julho 29, 2010 disse...

Oii

Com certeza já estou nessa campanha, tenho pavor ao desperdicio de agua, fico só pensando naquelas pessoas que nem se quer tem agua direito e passa semanas e meses sem uma gota de agua na torneira.Temos que preservar mesmo, pois um dia a agua vai valer ouro.
Bjs

Thiago Blauth Ferreira on julho 29, 2010 disse...

Assunto de extrema importância! Ainda acho que a água será motivo de guerra. Que a terra se tornara como os filmes de mad max ou coisa do tipo. Somos muito descuidados com a natureza e não percebemos que aos poucos estamos matando nossa espécie numa espécie de suicídio desenfreado inconsciente!


Luz na mente e Paz no coração.

Silvia Trevisani disse...

A natureza pede socorro!
E nós conscientes da nacessidade de construir um mundo melhor, lutamos, escrevemos e fazemos a nossa parte. Cada um de nós representamos uma gotinha, mas juntos nos transformamos numa grande correnteza.

Estou feliz de ter meu poema envolvido nesta campanha.
Vamos nos unir...
Silvia Trevisani - poetisa paulista

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante...

 

Blogroll

Desmatamento leva a extinção de espécies.

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! http://www.poupetempo.com.br Este site trás informações para se adotar um animal.

O Reino dos Bichos Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template