diHITT - Notícias O Reino dos Bichos: Tarantulas BlogBlogs.Com.Br

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Tarantulas


A tarântula ou caranguejeira é uma aranha da família Theraphosidae que se caracteriza por ter patas longas com duas garras na ponta, e corpo revestido de pelos. As tarântulas habitam as regiões temperadas e tropicais das Américas, Ásia, África e Oriente Médio. Enquanto estão crescendo, têm uma fase de troca de pele chamada ecdise. Apesar do tamanho e aspecto sinistro, as tarântulas não são perigosas para a espécie humana, uma vez que não produzem toxinas nocivas ao homem, por isso são eventualmente criadas como animais de estimação. Uma de suas defesas são os pêlos urticantes de suas costas e abdômen, que irritam a pele do possível predador.
Em média atingem de 15 cm a 25 cm de comprimento com as pernas estendidas, mas existem espécies que podem chegar até 30 cm, como é o caso da tarântula-gigante-comedora-de-pássaros (Theraphosa blondi) da América do Sul.

O nome pode ter-se originado na cidade de Tarento, na Itália, onde Lycosa torentula era abundante ou segundo Hecker de Torrantola, o que rasteja no chão.
FILO: Arthropoda
CLASSE:
Arachnida

ORDEM:
Araneae

FAMÍLIA: 
Lycosidae
Comprimento: até 2,5 cm. Os machos abanam os pedipalpos durante o namoro.
Distribuição geográfica:
Estão espalhadas por todo o mundo, até mesmo nas montanhas altas e no ártico.

Descrição: A família caracteriza-se pela disposição dos oito olhos em três filas, a primeira mais próxima da borda das quelíceras com quatro, a segunda com dois e a terceira com dois. São aranhas astutas, caçadoras , ágeis e capturam suas presas no pulo e matam-na com sua peçonha.

Cor:
marrom-amarelada no corpo e pernas

Onde são encontradas:
São encontradas com grande facilidade nos campos, á beira de piscinas, nos gramados dos jardins, sob os arbustos e cercas vivas ou ao lado dos muros divisórios. Gostam de expor-se ao sol da tarde e, temperatura abafada e dias nublados tornam-nas ativas. É bastante freqüente em sítios ou fazendas, mesmo nas imediações do homem.

Acidentes: A maioria dos acidentes é bastante benigna, e só em casos raros verifica-se destruição da pele em torno da picada. A ação do veneno pode ou não ser necrosante, dependendo da profundidade da picada e tecido atingido.
Sintomas: A dor é muito aguda mas passageira, aos poucos o membro ferido começa a inchar, ao mesmo tempo em que a dor volta. No dia seguinte nota-se um edema considerável com derrame sangüíneo que transparece sob a pele e no centro aparece a picada pela presença de uma crosta escura. A vítima pode sentir coceira no local da picada mas, por via de regras o estado geral é bom. No dias seguintes o edema aumenta e pode ocupar todo o membro e, algumas vezes aparecem pequenas bolhas. Pouco a pouco a crosta aumenta, um sulco de eliminação se forma e uma placa de tecido necrosado. A cura é lenta e deixa uma cicatriz indelével e freqüentemente retrátil e dolorosa. Pode ocorrer febre, náuseas, vômitos e dores de cabeça.

Tratamento: Soro antiloxoscélico
Antigamente, os europeus do sul acreditavam que uma pessoa picada por uma das espécies de tarântula européia, só sacaria se executasse uma dança frenética, a tarantela. Hoje, sabe-se que a tarântula européia não é absolutamente venenosa. Sua picada causa apenas febre na vítima.
Existem cerca de 2000 espécies de tarântulas, espalhadas por todo o mundo, até mesmo nas montanhas altas e no ártico. As tarântulas andam pelo chão, de vez em quando sobem pelas plantas, à procura de insetos. Elas não tecem teias para apanhar a presa. Quando não estão caçando, escondem-se debaixo das pedras ou tocas. A tarântula fêmea prende seu saco de ovos ao corpo com os filhos secretados pelas glândulas fiandeiras. Quando os filhotes nascem, a mãe os carrega nas costas. Se um deles cai sobe de novo pelas pernas da mãe. As tarântulas têm tato bem desenvolvido. Elas podem ser criadas como bicho de estimação, mas precisam receber água quando vivem em cativeiro.
IMPORTANTE: Toda pessoa agredida por aranhas deve ser encaminhada ao Pronto Socorro e se possível levar a aranha para identificação. Lembre-se sempre que a rapidez de atendimento em acidentes com qualquer animal Peçonhento pode significar a diferença entre a vida e a morte. A auto medicação pode ser fatal e não deve ser realizada. Procure sempre um médico e o pronto socorro mais próximo.
 

Existem vários tipos de tarântulas que se distinguem não só pela sua aparência como pelo seu comportamento perante o homem e os outros animais. Por natureza as tarântulas são um animal selvagem que não gosta muito de ser manuseado, no entanto existem algumas destas aranhas mais fáceis de pegar e que aconselhámos para os mais inexperientes (p.ex. a Grammastola rosea ou a Aphonopelma chalcodes). Nunca se esqueça que embora mais "amigáveis", no caso de se sentirem ameaçadas não irão hesitar em ferrar! As tarântulas terrestre podem durar em média aproximadamente vinte anos enquanto as suas parentes das árvores e florestas húmidas não ultrapassam em média os oito anos.

Terrário 

As tarântulas não precisam de muito espaço pelo que um terrário normal será suficiente. O fundo deverá ser uma mistura de barro e vermiculite com cerca de 4 cm de altura permitindo deste modo que a aranha escave. Tenha sempre um recipiente com água fresca e dependendo da espécie pulverize duas ou três vezes por semana a tarântula com água.

Cada tarântula tem um nível médio de humidade e de temperatura. No caso da Rosa Chilena, Grammostola rosea, a temperatura do seu ambiente é entre 20º e os 27º e a humidade é de 70% mas esta tarântula também se adapta a temperaturas ou humidade ligeiramente inferiores e superiores.

No que toca a decoração deve primeiro verificar se a sua tarântula é terrestre ou arborícula. Neste último caso, providencie uma estrutura com ramos ao longo do terrário de modo que esta possa trepar e construir a sua teia. Coloque também algum tipo de esconderijo em barro cozido que poderá adquirir nas lojas de animais de estimação.
Não existem regras específicas para alimentar as tarântulas, basta dar três ou quatro pequenos insectos como grilo por semana e o seu crescimento será bastante saudável. Estes insectos podem facilmente ser criados em casa sem grande trabalho. Precisam apenas de um caixa ventilada com algumas formas de esconderijo, ramos para treparem e de alimentação que varia principalmente entre cenouras, batatas e maçãs. Existem também misturas para grilos à venda nas lojas de animais de estimação. Em idade adulta as tarântulas tornam-se carnívoras.
Nunca mantenha os grilos juntamente com a tarântula pois isso pode causar a sua morte. Após colocar um grilo no terrário, se ao final de 24horas a tarântula não o tiver morto e comido retire-o. Não force a sua aranha a comer em demasiado, na verdade, possuem um metabolismo muito próprio pelo que não precisam de comer muitas vezes. 

Ciclo de vida

 

As tarântulas têm um ciclo de vida longo e levam de 2 a 5 anos para atingir a maturidade sexual. Os machos morrem normalmente após o acasalamento, alcançando 5 a 7 anos de vida. Antes de se tornarem adultas, as tarântulas têm de comer diariamente, exceto no período de sua troca de pele, quando há um jejum de, em média, dez dias antes e de sete dias depois. Quando já são adultas podem passar por longos períodos sem comer. Foram registrados casos de longevidade de fêmeas em cativeiro com até 25 anos.
As tarântulas não precisam de cuidados médicos especiais. No entanto podem ocorrer alguns acidentes para os quais terá que estar atento e actuar imediatamente. Outro problema que pode acontecer é magoar o abdómen devido a uma queda por exemplo. Se o dano for pequeno pode ser tratado tapando-o com super cola (esta sairá na próxima muda de pele). Se o dano for grande poderá ser fatal para a sua tarântula. Uma outra situação que poderá acontecer é a sua tarântula estar na posição de morta (pernas para cima e fechadas em si mesma). Nestes casos ela poderá estar apenas desidratada pelo deverá colocá-la num recipiente com água.
Em todos estes casos recomendamos que recorra sempre a um médico veterinário especialista nesta espécie animal.

Hábitos

As tarântulas são animais solitários e noctívagos. Alimentam-se de pequenos animais, que nas espécies maiores podem incluir pequenos pássaros, roedores ou anfíbios. Todas as espécies de tarântulas apresentam canibalismo.

 Toca

A maioria das Tarântulas não se afasta de sua toca, nem mesmo para se alimentar, pois sentem a presença das presas pela vibração do solo. O macho normalmente é quem faz as viagens mais longas para buscar as fêmeas.
As tocas são normalmente subterrâneas, geralmente aproveitadas de outras aranhas ou roedores. São forradas com sua teia formando uma seda, o que arrefece o esconderijo. Geralmente ficam próximas a raízes de árvores e pedras, e podem chegar até 1 metro de profundidade.
Existem espécies que também são arbóreas — não necessitam ir ao solo durante toda sua vida, e fazem tocas em buracos nas árvores.

Reprodução

O acasalamento das tarântulas é como o da maioria das aranhas. Uma diferença é que o macho tem ganchos para prender as presas das fêmeas no ato sexual. Os machos têm seus pedipalpos modificados para a cópula. Normalmente o macho foge logo após o ato, antes que a fêmea recubra seu apetite, e morre poucos meses depois, devido a seu curto ciclo de vida. A fêmea armazena o esperma vivo num órgão especial, até chegar a época de botar os ovos.
As fêmeas depositam entre 50 a 200 ovos num saco de seda que incubam por cerca de 6 semanas. Os ovos são bem grandes, e o saco pode chegar a ficar do tamanho de um limão. Os filhotes já nascem com um bom tamanho. Após o nascimento as pequenas tarântulas não recebem cuidados parentais, ficam pouco tempo na toca e logo depois se dispersam.
Tarântula

 Curiosidades

 Aspecto

Pelo seu aspecto, a tarântula ficou famosa popularmente pela literatura e pela televisão, mas não são perigosas para o homem.

 Cativeiro

A criação de tarântulas em cativeiro tem várias vantagens: é necessário alimentá-las apenas de uma a três vezes por semana, elas não emitem odores, não fazem sujeira ou barulho, não transmitem doenças, e algumas espécies não são agressivas, embora algumas espécies africanas maiores e a comedora-de-pássaros possam ser bastante agressivas, principalmente pelo seu tamanho. Sua picada, entretanto, é bastante dolorosa devido ao tamanho de suas quelíceras. Não é recomendável criar mais de uma aranha no mesmo local, pois as tarântulas são canibais.

 Ecdise

A maioria das espécies de aranhas não fazem ecdise depois do estágio adulto, mas as tarântulas fêmeas o fazem ao longo de toda vida. Dessa forma, elas conseguem regenerar membros perdidos ou danificados.

 Culinária

As tarântulas são consideradas um Cudicinni Salgado com suco de mamão Batido com cascas de banana ao leite aguado.Tambem pode ser usada para uma comida chamada Cuvinnir Mazira Ruives.

 Preservação

A tarântula é espécie ameaçada devido principalmente à destruição do seu habitat, e a caça para criação como animal de estimação. Em contrapartida, é uma das aranhas mais criadas em cativeiro.

Fonte:Wipédia/Arca de Noe/Saude Animal

0 comentários:

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante...

 

Blogroll

Desmatamento leva a extinção de espécies.

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! http://www.poupetempo.com.br Este site trás informações para se adotar um animal.

O Reino dos Bichos Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template