diHITT - Notícias O Reino dos Bichos: Descaso? Incompetência? ou mais uma rede clandestina em nosso país?Cobramos soluções já! BlogBlogs.Com.Br

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Descaso? Incompetência? ou mais uma rede clandestina em nosso país?Cobramos soluções já!

Este caso que vem sendo acompanhado a muito tempo pelas autoridades,parece não ter limites animais são roubados desde de 2005 e nada das autoridades responsáveis chegarem a uma consistência em relação aos verdadeiros culpados destes crimes cometidos contra os animais do Zoo.
Para entender um pouco mais do problema e achar uma solução vamos conhecer um pouco da história do Zoo de Guarulhos.

Criado em 1981, localiza-se em uma área de 70.000 m2 no Jardim Rosa de França. Atualmente são mantidos em exposição cerca de 400 animais de 100 diferentes espécies entre mamíferos, aves e répteis em recintos dispostos em meio a jardins, árvores nativas e lagos margeados por áreas reconstituídas com espécies da Mata Atlântica.
A maior parte das espécies mantidas no Zoológico é nativa do Brasil e representa a fauna que habita as regiões de Guarulhos e as espécies ameaçadas como a onça-pintada, a suçuarana, a arara azul e o urubu-rei.
A área do parque possui também uma população de animais de vida livre, a maioria desses que freqüentam os lagos e áreas da mata em busca de alimento e abrigo, proporcionando ao visitante a oportunidade de observar diversas espécies como sanhaços, sabiás, periquitos, beija-flores, garças, além de aves migratórias como os irerês.             
O Zoológico tem por objetivo, além de proporcionar lazer saudável à população, contribuir para a conservação da biodiversidade, através da educação ambiental, da reprodução de espécies e da pesquisa científica.

Este texto foi tirado da pagina do Zoológico de Guarulhos e não condiz com a realidade apresentada neste momento.
Mas de quem é a culpa?
Má administração?
Vistas grossas das nossas autoridades?
Fica claro a quem quer que seja que pode ser uma culpa generalizada.
Tanto por parte da administração do Zoo,quanto das autoridades que convivêm com os crimes a mais de cinco anos e não tomam providências com relação ao fato,que ao que tudo indica pode se estender por muito mais tempo.
Já foram levados papagaios, araras, tucanos e curiós.
A suspeita é de que uma quadrilha de tráfico de animais esteja agindo no local.
Os animais vêm desaparecendo desde 2005, mas apenas no dia 30 de junho, cinco anos depois, a polícia começou uma investigação. Conforme os bichos eram roubados, o zoológico registrava boletins de ocorrência.
Nesse período, mais de 100 animais de várias espécies foram furtados. As aves e os jabutis são os mais visados. O último furto, que foi também o mais grave, ocorreu na noite de 26 de junho. Duas araras azuis, aves ameaçadas de extinção, sumiram de onde estavam. O espaço é todo isolado e tem apenas uma porta externa por onde os bandidos entraram.
O secretário de Meio Ambiente de Guarulhos acha que os ladrões fazem parte de uma quadrilha especializada. As araras azuis são vendidas no exterior por até R$ 10 mil. “São pessoas que conhecem como fazer a captura, como fazer a sedação desses animais, porque ele não consegue pegar esses animais e colocar debaixo do braço, tem que ser preparado até pra não ficar se debatendo. Com certeza é gente envolvida em tráfico de animais”, explicou Alexandre Kise.


Percorrendo o zoológico, é possível notar a falta de segurança. Nos fundos, o muro é baixo e em alguns pontos não há proteção. O repórter cinematográfico Luciano Matioli encontrou uma trilha e buracos no muro, como se fossem degraus de uma escada. Ele também flagrou lixo e um sofá jogado na mata, dentro da área do zoológico.
Uma base da Guarda Civil Municipal existe dentro do zoológico, mas são apenas dois guardas por turno para cuidar dos 70 mil metros quadrados.
“Temos elaborado vários sistemas de segurança, o aumento da altura do muro, a questão de cercas dentro do muro, recentemente nós adquirimos equipamentos de vigilância via computador e agora a guarda municipal está situada aqui dentro. Então o sistema de vigilância é o básico, só que infelizmente essas quadrilhas têm conseguido ter sucesso”, explicou o secretário de meio ambiente.
Além dos furtos, o zoológico perdeu animais por outras causas. Neste ano morreram três iguanas e quatro filhotes de leoa maia no local. A veterinária responsável diz que as iguanas já chegaram debilitadas e que a leoa teve problemas na gestação.
Em nota, a Guarda Civil Municipal explicou que faz o patrulhamento no zoológico 24 horas por dia. São oito guardas divididos em turnos, que ficam na portaria e fazem rondas ao redor do parque. A Guarda Ambiental também faz ronda no local. Existe uma previsão de aumento no número de funcionários durante a noite, mas isso ainda depende de contratação.
A secretaria realizou boletins de ocorrência sobre o fato na Polícia Federal que está investigando possíveis suspeitos, inclusive funcionários do próprio zoológico. 
Os possíveis motivos para o furto das araras estão ligados ao alto valor de venda desses animais no mercado negro.
Outros incidentes já ocorreram no local com o furto de papagaios, jabutis, canários e outros animais. A veterinária responsável Cláudia Igayara disse que a instalação das câmeras e do posto da guarda civil vai colaborar para que problemas como este não mais aconteçam. Os funcionários do zoológico dizem que ficaram abalados com o roubo e que esperam que as araras sejam localizadas e, se possível, devolvidas ao espaço que foram retiradas.
O zoológico de Guarulhos fica na Avenida Dona Glória Pagnoncelli, 244. Ele abre de terça a domingo, das 9h às 17h.
No dia 9, cinco pessoas foram presas em uma feira do rolo em Guarulhos por vender animais silvestres. Cerca de 30 gaiolas com vários tipos de pássaros foram apreendidas e levadas para a delegacia. A polícia vai investigar se os dois crimes têm alguma relação.
O Zoo de guarulhos vem sendo observado a muito tempo por muitos outros amantes da natureza que relatam situações ocorrentes em suas dependencias.
Vejam esta postagem no Twiter de Paulo Cesar Moraes.
Ministério Público entra com ação contra Pref.de Guarulhos por maus tratos e descaso com animais do Zoo.Araras roubadas e mortes de leões.
Os leões sitados acima são 4 filhotes que morreram a cerca de um mês.
Todos estamos de olho e todos vamos cobrar soluções convincentes. 
Como cidadãos e como amantes da Natureza.
Infelizmente este não é um caso isolado e eventos como este estão acontecendo em diversos Zoos espalhados pelo Brasil e pelo mundo.


O Zoo de Guarulhos é uma peça importante em nosso estado,pois não é só criticas desfavoráveis que temos em relação ao Zoo,como podemos citar um projeto implementado pelo Zoo na recuperação de animais que perderam suas mães em rodovias.Vejam parte da matéria publicada pela revista Época no ano passado.
Desde os primeiros dias de 2009, o Zoológico de Guarulhos, na Grande São Paulo, tem cinco novos moradores: uma onça suçuarana macho de três meses, um casal de tamanduás-bandeira de quatro meses e dois cachorros-do-mato ingressando na fase adulta.

Os animais tiveram suas mães atropeladas em rodovias do interior de São Paulo e foram encontrados pela Polícia Ambiental. Depois de passar pelo Setor de Atendimentos Clínicos e Cirúrgicos do Centro Universitário de Rio Preto, eles estão sendo tratados pelos veterinários do zoológico para, em breve, ficarem em exposição.

Respeite a Natureza.
 Respeitando a Natureza estamos respeitando a nós mesmos!

Fontes: O Reino dos Bichos/G1/Zoológico de Guarulhos/Folha SP/Revista Época

1 comentários:

Cecília on julho 15, 2010 disse...

Um verdadeiro descaso!Uma lástima.
Bjos

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante...

 

Blogroll

Desmatamento leva a extinção de espécies.

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! http://www.poupetempo.com.br Este site trás informações para se adotar um animal.

O Reino dos Bichos Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template