diHITT - Notícias O Reino dos Bichos: Impalas BlogBlogs.Com.Br

terça-feira, 6 de julho de 2010

Impalas


A impala (Aepyceros melampus) é um antílope com 50 a 60 kg de peso, único membro da sub-família de bovídeos Aepycerotinae. Vive em grandes manadas nas savanas e é especialmente comum no sul de África. Elas podem correr a velocidades de 90 km/h e saltar cerca de 6m para fugir dos predadores, tem boa visão e audição e reflexos rapidos. Prefere zonas onde exista capim de porte baixo ou médio, com uma fonte de água por perto, condição que pode ser desprezada caso a erva seja abundante.

A espécie tem dimorfismo sexual, sendo a cabeça do macho ornamentada por chifres elegantes, que podem atingir 1 m de comprimento e se desenvolvem em forma de lira. A pelagem é castanho-avermelhada, escurecendo no rosto e no dorso, sendo que o ventre, os queixais, a linha dos olhos e a cauda são brancos. Uma zona de pêlos mais compridos do que os restantes, de cor preta, cobre-lhe os calcanhares. A maturidade sexual é de 1 ano para os machos e 20 meses para as fêmeas, com um período de 195 a 200 dias de gestação.
Abundante em Angola, toma, neste país, várias designações de acordo com as suas línguas étnicas: m'Pala em tchingangela (ganguela), Ompala em umbundu, Kxara em !kung e Omhala em kwanyama (cuanhama).
Ecologia
Impala estão entre as espécies dominantes em muitas savanas. Eles podem se adaptar ao ambiente por diferentes herbívoros ser em algumas áreas e em outros navegadores. Eles pastam quando a grama é verde e crescendo e navegar em outros momentos. Eles vão procurar na parte aérea, vagens e folhagens. Rebanhos usarão áreas específicas para os seus excrementos. Impala são ativos durante o dia e noite e são dependentes de água. Um efectivo é normalmente um indicador de água por perto. Impala pode prosperar em áreas onde grazers puro não pode sobreviver.

O impala é um animal cauteloso. Prefere o abrigo das árvores e arbustos aos capinzais, e raramente se aventura em campo aberto. O rebanho de impalas tem uma  característica, quando ameaçado por um perigo. Logo que um deles avisa o bando sobre a aproximação de um predador, como o leopardo, todos os animais começam a dar saltos no mesmo lugar, ao invés de fugir como fazem os outros antílopes. Seus pulos e volteios alcançam às vezes a altura de 3 m. Essa pulação desordenada não significa pânico. É um deliberado e eficiênte mecanismo de defesa que confude o atacante e o impede de espalhar o rebanho e assim isolar um deles. Pulando de um lado para o outro, o impala consegue confundir seu perseguidor. 
Impala ovelha do Parque Nacional Kruger, África do Sul. Quando assustados ou assustou o rebanho impala inteiro começa pulando sobre a fim de confundir os seus predadores. Elas podem saltar distâncias de mais de 10 metros (33 pés) e 3 metros (9 pés) de altura. Leopardos, chitas, leões e cães selvagens atacam Impala. Podem atingir velocidades de corrida de aproximadamente 50 a 55 mph (80 km a 90 / h) [4], para escapar de seus predadores.

Os impalas não são animais ameaçados de extinção, exceto uma subespécie: o impala-de-cara-preta, endêmico do sudoeste de Angola e norte da Namíbia...
São animais que vivem em pequenos grupos, próximos a água. Somente os machos têm chifres,
Cada grupo tem um macho que irá lutar em defesa de seu grupo e território... Entretanto, um macho de impala só consegue ser dominante durante 13 dias porque, de tanto correr arrebanhando as fêmeas, copular e lutar contra outros machos, ele literalmente têm suas forças esgotadas e perde a primazia para outro macho...
Tradicionalmente, os taxonomistas reconhecem 6 subespécies:
  1. Impala-sul-africano, South African impala (Aepyceros melampus melampus) - sudeste de Angola
  2. Impala-malauiano, Malawi impala (Aepyceros melampus johnstoni) - norte de Moçambique, Malauí e leste da Zâmbia
  3. Impala-de-katanga, Katanga impala (Aepyceros melampus katangaei) – sudeste do Congo
  4. Impala-de-cara-preta, Black-faced impala (Aepyceros melampus petersi) – sudoeste de Angola, sudoeste da África
  5. Impala-queniano, Kenyan impala (Aepyceros melampus rendilis) – Quênia, Uganda
  6. Impala-tanzaniano, Tanzanian impala (Aepyceros melampus suara) – Tanzânia, Ruanda

Os impalas tem um grande número de predadores: hienas, leopardos, cachorros-selvagens, leões e guepardos.


Fontes: Wikypédia/Mundo Animal/Saúde Animal

0 comentários:

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante...

 

Blogroll

Desmatamento leva a extinção de espécies.

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! http://www.poupetempo.com.br Este site trás informações para se adotar um animal.

O Reino dos Bichos Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template