diHITT - Notícias O Reino dos Bichos: Ai-Ai cada vez mais raro.... BlogBlogs.Com.Br

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Ai-Ai cada vez mais raro....

 


 

O aye-aye (Daubentonia madagascariensis), um pequeno mamífero que usa seus afiados dentes incisivos para perfurar a casca das árvores em busca de insetos. Os nativos de Madagascar estão exterminando o aye-aye por considerá-lo um mau agouro.


Segundo os cientistas, o estranho animal representa milhões de anos evolução independente. A menos que os ambientalistas consigam alertar a população, toda sua história genética será perdida, o que significa o colapso de um galho inteiro da árvore evolucionária dos mamíferos.
O aye aye é estritamente noturno e solitário. Durante o dia dorme em um ninho construído no tronco de uma árvore grande aproximadamente 10-15 metros fora o solo. O ninho é uma estrutura complexa de entrelaçar de ramos e folhas e provavelmente exige tempo para ser construidor. Um ninho novo é construído em alguns dias.


O ai-ai é principalmente arbóreo, onde usa suas garras longas para agarrar os ramos e troncos de árvore, mas fará viagens longas pelo solo.
Esse animal estranho ocorre nas florestas da República Malgaxe e também aparece nas lendas daquele país. Se alimenta de insetos, frutos e sementes.
Os Aye-Ayes atingem em adultos cerca de 45 cm de altura, mas o seu rabo chega a ser maior que o próprio corpo e medir mais de 50 cm, estes animais podem atingir os 5 kg de peso.
De acordo com uma das  lendas locais, se um homem dormir na floresta, os ai-ais farão um travesseiro de folhas para ele. Se o homem encontrar o travesseiro embaixo da cabeça quando acordar, é sinal de que irá se tornar muito rico; mas se estiver embaixo de seus pés, será atingido por um feitiço. Os ai-ais, infelizmente, são cada vez mais raros. Há talvez apenas algumas dezenas.
Eles estão a beira da extinção.

 As fêmeas atingem a maturidade sexual após os 3 anos, e  depois  procriam a cada dois anos, até cerca dos quinze anos, altura em que não voltará a reproduzir-se.


O tempo de gestação é de 170/172 dias.
É o único representante vivo da família Daubentoniidae.

De acordo com a National Geographic Society, que publicou estudos sobre espécies raras de animais de Madagáscar, os aye-ayes podem não ser parecidos com primatas, mas estão relacionados com chimpanzés, gorilas, orangutangos e humanos.

Curiosidades...
Nasce filhote de Ayae aye no Zoo de Denver


O aye aye que é encontrada no estado selvagem em Madagáscar, fez história no Zoo de Denver.
Este foi o segundo nascimento de um aye aye num Zoo da América do Norte.

"Os aye-ayes são únicos e não se parecem com mais nenhum outro animal. O seu corpo de macaco, cauda de esquilo, olhos grandes e dedos alongados, fazem deles animais facilmente distintos de outros primatas," de acordo com o zoo de Denver.
A Conservation Union classifica-os como animais ameaçados devido à perda de habitat, relacionada com a desflorestação em Madagáscar e devido à caça furtiva.
O Zoo de São Francisco na Califórnia é o outro único Zoo da América do Norte a ter aye-ayes em cativeiro.
Incluindo os aye-ayes do Centro Duke Lemur, existem apenas 25 aye-ayes na América do Norte.
 
 
Fontes: Macacologia/Terra Notícias/Veja/

0 comentários:

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante...

 

Blogroll

Desmatamento leva a extinção de espécies.

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! http://www.poupetempo.com.br Este site trás informações para se adotar um animal.

O Reino dos Bichos Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template