diHITT - Notícias O Reino dos Bichos: Você conhece o Okapi? (Ocapi) BlogBlogs.Com.Br

sábado, 30 de janeiro de 2010

Você conhece o Okapi? (Ocapi)

Um dos últimos grandes mamíferos descobertos pela ciência no século XX foi novamente localizado no Congo, o seu atual, e único, habitat natural. O animal nativo das florestas húmidas congolesas é uma curiosa mistura entre a girafa e a gazela.

Este epécime encontrado no parque nacional Virunga na República Democrática do Congo, é o primeiro Okapi (Okapia johnstoni) selvagem desde 1959. O animal - da família da girafa -, que se julgava extinto, reapareceu naquele país africano, considerado por muitos como o seu único habitat natural.

Segundo o anúncio divulgado pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), a descoberta deste espantoso exemplar (foto à direita) surgiu por mero acaso durante uma expedição realizada por especialistas do Instituto Congolês para a Conservação da Natureza (ICCN), e locais das comunidades de Bambabutti e Twa. Os peritos pretendiam avaliar o estado da floresta congolesa e saber se os elefantes e chimpanzés daquela região corriam risco de extinção. Durante a expedição acabaram por localizar 17 pegadas e alguns dejectos que indiciavam a presença de um Okapi na zona.


Segundo informou a WWF, o Okapi encontrado vivia num refúgio feito por grupos rebeldes, durante o conflito armado no Congo. A região não se encontrava sob influência do ICCN, razão pela qual se pode explicar porque há décadas não se observava um Okapi na floresta congolesa. Marc Languy, do programa regional da WWF para a África Oriental, salientou que, «meio século depois, [a descoberta] é um sinal positivo» e explica  «vemos as regiões protegidas que escaparam aos conflitos  servirem de novos paraísos para as espécies selvagens em perigo de extinção», defendeu.


O ocapi (Okapia johnstoni) é uma das duas espécies remanescentes da família Giraffidae, sendo a outra a girafa. É nativo das florestas húmidas do nordeste da República Democrática do Congo, e era conhecido somente pelos habitantes locais até 1901. Esta obscuridade levou a Sociedade de Criptozoologia a adoptá-lo como seu emblema.

Os ocapis têm corpo escuro, com riscas brancas bem visíveis nas patas. A forma do corpo é semelhante à da girafa, embora o pescoço dos ocapis seja muito mais curto. Ambas as espécies possuem línguas muito longas (aproximadamente 30 centímetros de comprimento), azuis e flexíveis, que usam para retirar folhas e rebentos das árvores. A língua do ocapi é tão longa que lhe permite lavar as pálpebras e limpar as orelhas com ela; juntamente com a girafa, são os únicos mamíferos que conseguem lamber as próprias orelhas. Os ocapis machos possuem pequenos chifres cobertos de pele.
Os ocapis têm um comprimento de 2 a 2,5 metros, e uma altura de 1.5 a 2 metros nas espáduas. O seu peso varia entre 200 e 250 quilos.
Além de folhas e rebentos, os ocapis comem relva, samambaias, frutas, e fungos.
São animais essencialmente diurnos e solitários, juntando-se apenas para acasalar. Dão à luz apenas uma cria de cada vez, que pesa cerca de 16 kg, após um período de gestação de 421 a 457 dias. As crias são amamentadas durante até dez meses, atingindo a maturidade entre os 4 e os 5 anos de idade.
Os ocapis não estão classificados como espécie em perigo de extinção, mas são ameaçados pela destruição do seu habitat e pela caça furtiva. O trabalho de protecção no Congo inclui a continuação do estudo do comportamento do ocapi, e levou à criação em 1992 da Reserva de fauna dos ocapis. A Guerra Civil do Congo ameaçou tanto a vida selvagem como os trabalhadores da reserva.
Seu nome deriva do som que produz. O epíteto da espécie (johnstoni) é uma forma de reconhecimento do explorador britânico Sir Harry Johnston, que organizou a expedição à Floresta de Ituri que pela primeira vez capturou um ocapi para fins científicos. Primeiramente foi classificado como uma espécie de eqüídeo selvagem, recebendo o nome de Equus johnstoni.


Fonte:Wykypédia/Cibéria/Blog dos Bichos

1 comentários:

Anônimo disse...

os okapis sao formidaveis

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante...

 

Blogroll

Desmatamento leva a extinção de espécies.

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! http://www.poupetempo.com.br Este site trás informações para se adotar um animal.

O Reino dos Bichos Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template