diHITT - Notícias O Reino dos Bichos: O grande tubarão branco. BlogBlogs.Com.Br

domingo, 10 de janeiro de 2010

O grande tubarão branco.



Os tubarões são um dos mais antigos habitantes do mar cerca 400 milhões de anos, mas eles encontraram uma outra espécie ainda mais predadora e que não habita os oceanos para caça-los, em apenas duas décadas, os homens reduziram as populações em 75%.
O tubarão-branco (Carcharodon carcharias) é uma espécie de tubarão lamniforme, sendo o peixe predador de maiores dimensões existente na atualidade. Um tubarão-branco pode atingir 8 metros de comprimento e pesar até 2,5 toneladas. Esta espécie vive nas águas costeiras de todos os oceanos, desde que haja populações adequadas das suas presas, em particular pinípedes. Esta espécie é a única que sobrevive, na atualidade, do gênero carcharodon.
Os tubarões brancos caracterizam-se pelo seu corpo fusiforme e grande robustez, em contraste com as formas espalmada de outros tubarões. O focinho é cónico, curto e largo. A boca, muito grande e arredondada, tem forma de arco ou parábola. Permanece sempre entreaberta, deixando ver, pelo menos, uma fileira de dentes da mandíbula superior e uma dos da inferior, enquanto a água penetra nela e sai continuamente, pelas brânquias. Se este fluxo parasse, o tubarão afogar-se-ia, por carecer de opérculos para regular a passagem correcta de água, e afundar-se-ia na mesma, já que ao não possuir bexiga natatória vê-se condenado a estar em contínuo movimento para evitar afundar-se. Durante o ataque, as mandibulas abrem-se ao ponto de a cabeça ficar deformada e fecham-se imediatamente de seguida, com força 300 vezes superior à da mandíbula humana. Os dentes são grandes, serrados, de forma triangular e muito largos. Ao contrário de outros tubarões, não possuem qualquer espaçamento entre os dentes, nem falta de dente algum, antes, têm toda a mandibula repleta de dentes alinhados e igualmente capazes de morder, cortar e rasgar. Atrás das fileiras de dentes principais, este tipo de tubarão tem duas ou três a mais em contínuo crescimento, que suprem a frequente queda de dentes com outros novos e vão-se substituindo por novas fileiras ao longo dos anos. A base do dente carece de raiz e encontra-se bifurcada, dando-lhe uma aparência inconfundível, em forma de ponta de flecha.




Os orifícios nasais (narinas) são muito estreitos, enquanto que os olhos são pequenos, circulares e completamente negros. No lombo situam-se cinco fendas branquiais, duas nadadeiras peitorais bem desenvolvidas e de forma triangular e outras duas, perto da nadadeira caudal, muito mais pequenas. A caudal está muito desenvolvida, assim como a grande nadadeira dorsal. Outras duas nadadeiras pequenas (segunda dorsal e anal), perto da cauda, completam o aspecto de este animal.



Apesar do seu nome, o tubarão é apenas branco na sua parte ventral, enquanto que a dorsal é cinzenta ou azulada. Este padrão, comum a muitos animais aquáticos, serve para que o tubarão se confunda com a luz solar (em caso de se olhar de baixo para cima) ou com as escuras águas marinhas (em caso de fazê-lo de cima para baixo), constituindo uma camuflagem tão simples quanto efetiva. O extremo da parte ventral das barbatanas da espádua e a zona das axilas aparecem tingidos de negro. A pele é formada por dentículos dermicos ou dentículos cutâneos, que dão o aspecto liso sentido nariz cauda e extremamente áspero no sentido cauda/nariz.

Sentidos


As terminações nervosas do extremo lateral (Linha lateral), captam a menor vibração ocorrida na água e guiam o animal até à presa, que está causando essa perturbação. Outros receptores (conhecidos como ampolas de Lorenzini, são células especializadas, com uma forma similar à de minúsculas "garrafas") situadas em toda região da cabeça do animal, permitem-lhe captar também campos elétricos de frequência variável, que provavelmente usam para orientar-se nas suas migrações, percorrendo grandes distancias. O seu olfato é tão potente que a presença de uma só gota de sangue a quilômetros de distância serve para atraí-lo, ao mesmo tempo que o torna muito mais agressivo. A visão também é bem desenvolvida e tem um papel muito importante na aproximação final à presa e o seu peculiar estado sempre atento, permitindo o ataque a partir de debaixo da mesma.


O grande tubarão branco é o maior predador dos oceanos, com um peso de quase 2,5  toneladas e até oito metros de comprimento.
Come peixes em geral.


Come Leões Marinhos e Focas, que por possuirem muita gordura no corpo são um dos seus "pratos" predilectos , pois quando comem bastante gordura, podem ficar por bastante tempo sem ter que se alimentar de novo.

O Grande Branco também come outros tubarões, mais fracos ou mais velhos.

Tubarões mais velhos sabem identificar melhor o que é a comida deles: no caso dos seres- humanos, nós não fazemos parte do seu cardápio, sendo assim os tubarões mais novos mordem os seres-humanos , mas logo descobrem que não somos "gostosos" para eles e normalmente cospem.

Eles comem também pequenas baleias, tartarugas marinhas, e animais mortos boiando na água.
Apesar do seu seu tamanho sua agilidade é fora do comum a sua aerodinamica permite que de grandes saltos sobre a água atingindo suas presas com surpresa.

Encontram-se no topo da pirâmide alimentar, apenas sendo confrotados pelas  Orcas.
O grande-tubarão-branco já nem sequer existe em diversos locais,sua fama de devorador se espalhou pelo mundo com o sucesso do filme Tubarão.
Este bélisso animal sofre uma aniquilação em massa e corre o risco de ser extinto.
Para os cientistas, a criação de reservas marinhas não é suficiente, já que os tubarões se distribuem por áreas muito vastas. A solução, defendem, é alargar as ações de proteção, que já existem para o atum e as tartarugas, aos tubarões.

O problema é que a opinião pública não está sensibilizada para o problema dos tubarões, dada a
péssima reputação de que gozam, e que não é totalmente justa: em 2001 foram feridas 76 pessoas
por tubarões, cinco das quais morreram. Por seu lado, todos os anos, são mortos 100 milhões de tubarões, tanto acidentalmente como "bycatch", como intencionalmente, para lhes retirar as barbatanas.
O grande branco é incrivelmente agil e sensivel ao menor ruido que seja na água,uma das cenas incriveis envolvendo este animal ocoreu há alguns anos o irlandês Fergal Smith, de 21 anos, surfava a três quilômetros da costa de Perth, na Austrália. quando recebeu uma "visita" assustadora.


 Um tubarão branco estava a poucos metros do tubo que o surfista pegou. O momento foi registrado pelo fotógrafo Phil Gallagher. Smith apenas soube do risco que corria quando viu a foto da The Sun.



Fontes: Centro Vegetariano/Discovery/Animais em vias de Extinção/Wikipédia, a enciclopédia livre.
 

1 comentários:

Anônimo disse...

por mim eles tem que ser estinto por atacar seres humanos arpão neles

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante...

 

Blogroll

Desmatamento leva a extinção de espécies.

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! http://www.poupetempo.com.br Este site trás informações para se adotar um animal.

O Reino dos Bichos Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template