diHITT - Notícias O Reino dos Bichos: Ganso Havaiano(Nenê) BlogBlogs.Com.Br

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Ganso Havaiano(Nenê)



ANIMAIS SALVOS DA EXTINÇÃO POR ZOOLÓGICOS


  • GANSO HAVAIANO  
    (Branta sandvicensis)



A expansão da população humana, o exceso de caça e a perda de habitat no Havaí fez com que os números do Ganso Havaiano caíssem para apenas 30 indivíduos em 1949.
O Ganso Havaiano tem sido resgatado da beira da extinção por um programa de conservação de longo prazo. Programas de reprodução no Havaí e no Wildfowl e Wetlands Trust na Inglaterra têm contribuído para reproduzir estas aves para serem reintroduzidas na natureza. Até 1997, 2.450 aves foram soltas na natureza.
O ganso nenê(Havaiano) mede 60 centímetros e pesa até 2 kg. Suas patas são palmadas até a metade e eles mais andam do que quacam. Na época de reprodução, os machos se tornam agressivos e atacam tudo o que se aproxima de seu território.
A fêmea põe de 3 a cinco ovos e o período de incubação é em média de 24 dias.
 Nome comum: Ganso-nêne
Nome científico: Branta sandvicensis
Nome em inglês: Hawaiian Goose
Filo: Chordata
Classe: Ave
Ordem: Anseriformes
Família: Anatidae
Alimentação: alimentam de vegetação verde e bagas de plantas nativas.
Em 1950, havia no mundo inteiro apenas 34 gansos-nenês ( ou gansos havaianos): 17 em liberdade e 17 em diversos zoológicos. Protegendo mais os últimos gansos livres e reunindo os cativos em melhores condições, conseguiu-se salvar a espécie.
Em 1969, contavam-se já 800 gansos, a metade dos quais em duas ilhas do arquipélogo do Havaí, seu logal de origem. Entre o período de 1960 e 1990 mais de 2.100 gansos-nenês criados no Havaí e Maui foram soltos na natureza. Trata-se de um ganso terrestre, pode-se dizer montês, pois habita as encostas dos vulcões. Eles mais andam do que nadam: suas patas são palmadas só até a metade. Alimentam-se de ervas e sementes, em pequenos grupos.

Na época do acasalamento, o macho torna-se feroz, atacando sem temor tudo o que se aproxima de seu território. É a fêmea que choca enquanto ele monta guarda. Os filhotes não podem voar antes dos três meses. Qual a causa do quase desaparecimento do ganso-nenê? Como sempre, os europeus quando chegaram ao Havaí encontraram cerca de 25.000 gansos. Graças às suas espingardas e mais ainda aos seus cães, gatos, porcos e ratos, os homens conseguiram reduzir de muito esse número. os gansos refugiaram-se em montanhas inacessíveis, mas com pouco sucesso.


Obs: Crueldade Humana


Sinto ter de colocar esta parte da matéria mas fica aqui como protesto.
Todos os anos na cidade espanhola de Lekeitio,província de Biscaia,norte da Espanha e comemorada a festa popular do Dia do Ganso,uma demonstração de extrema crueldade contra estes animais.
A celebração macabra consiste em se pendurar no pescoço do ganso, que está amarrado a uma corada (tirolesa) até que se consiga arrancar a cabeça dele.
Até o ano 2001, gansos vivos eram submetidos a crueldade extrema até terem suas cabeças arrancadas. Após protestos de defensores de animais, os organizadores passaram a usar gansos mortos - assassinados para essa abjeta festa. 
Bom mesmo seria abolir esta festa que é uma demonstração de selvageria.
Agradecimentos a ANDA pela matéria.




 Fonte: www.felipex.com.br/Portal São Francisco

4 comentários:

Anônimo disse...

asasaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaputa

Anônimo disse...

putas

Anônimo disse...

cpwf

Anônimo disse...

oq as pessoas de sima falaram esta errado isso e ciencia galera vcs n gostariam de saber?

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante...

 

Blogroll

Desmatamento leva a extinção de espécies.

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! http://www.poupetempo.com.br Este site trás informações para se adotar um animal.

O Reino dos Bichos Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template