diHITT - Notícias O Reino dos Bichos: Tarpan-Extinto em 1875 BlogBlogs.Com.Br

sábado, 30 de janeiro de 2010

Tarpan-Extinto em 1875

O Tarpan, ou Cavalo-Euroasiático, foi extinto em 1875, quando o último espécime conhecido morreu em um Zoológico de Moscou. Mas há relatos de um outro exemplar que vivia em cativeiro, que teria morrido na Ucrânia em 1876.

Esta sub-espécie de Cavalo-Selvagem viveu por toda a Eurásia (Europa e Ásia).
Por cavernas em toda a Eurásia encontram-se representações destes animais, datadas da pré-história, como na França (Lascaux) e Espanha (Altamira). Seriam os cavalos que foram domesticados pelo homem a cerca de 5000 anos. Estudos genéticos recentes o apontam como ancestral direto do cavalo doméstico.
Foram várias as tentativas de recriar o Tarpan, desde os anos de 1930. Estas tentativas foram feitas através de cruzamentos selecionados que resultaram em raças como o Heck, o Hegardt ou Stroebel, e o Konik. Todos são fisicamente semelhantes ao Tarpan, seja no porte ou na cor. Outro animal semelhante ao Tarpan que ainda existe, mas encontra-se em sério risco de extinção é a raça portuguesa conhecida como Sorraia, com o qual também se pensa em recriar o Tarpan.
Apesar de ter sido perseguido até à sua extinção, não resta nenhum esqueleto nem nenhuma amostra de pele. Foi um cavalo impossível de domar. Havia dois tipos de Tarpans, aquele mais conhecido e o florestal.



Camponeses Polacos reconstituíram uma raça de póneis bastante parecida a do Tarpan, os “Konik Polski”, a partir de póneis Polacos descendentes de uma mistura de cavalos domésticos e de Tarpans. Apesar do Tarpan ter sido um animal selvagem, os póneis estão acostumados a viver com o Homem e por isso, a raça não se parece muito ao Tarpan antigo. Mas fisicamente parecem-se bastante aos Tarpans originais (à excepção da crina, que é larga, ao contrário da crina do Tarpan original).
Os Tarpans eram capazes de aguentar vários tipos de temperaturas, abaixo dos vinte graus e que costumavam pastar em zonas inundadas. Mais, eram cavalos que pastavam durante doze horas diárias.
Esta espécie de cavalos media geralmente por volta de 130cm. De cabeça pesada e um perfil ligeiramente achatado, os dentes do Tarpan eram mais pequenos que os do cavalo-de-Przewalski. As suas orelhas são largas e os seus olhos pequenos. O seu pescoço era curto e tinha uma crina larga.

1 comentários:

Framil on fevereiro 02, 2010 disse...

99,99% das espécies que já existiram no planeta Terra extinguiram sem nenhuma interferencia humana. A extinção das espécies éuma coisa natural.

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante...

 

Blogroll

Desmatamento leva a extinção de espécies.

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! http://www.poupetempo.com.br Este site trás informações para se adotar um animal.

O Reino dos Bichos Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template