diHITT - Notícias O Reino dos Bichos: A esplendida Iguana BlogBlogs.Com.Br

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A esplendida Iguana


Por ter facilidade de adaptação e integração com o homem, se tornou o primeiro réptil doméstico.

Iguana é um género de répteis da família Iguanidae, característico das zonas tropicais das Américas: América Central, norte do Brasil e região central do México.


O iguana da espécie Iguana iguana, também chamado de iguana-verde, é um dos répteis mais criados em cativeiro.
No Brasil, ter uma Iguana como animal de estimação, ainda é pequeno, mas sem dúvida está crescendo a cada dia, pois ter um Iguana dentro de casa, é no mínimo, exótico.


Devido a atual legislação, que proíbe a importação de espécies estrangeiras e, também, a posse de animais que ocorram na fauna brasileira ou mesmo de espécies parecidas, faça com que haja uma inibição por parte de quem gostaria de ter um. Mas quem procura, acaba achando, assim como já é possível encontrar em algumas lojas aqui no Brasil, equipamentos para a montagem de terrários, bem como alimentos especiais e acessórios.
Ao contrário do Brasil, outros países têm permissão da legislação para a produção, comercialização e exportação desses animais, como a Nicarágua, El Salvador, Colômbia que é o maior produtor, e alguns estados americanos.




Só os EUA, importam uma média de 80 mil dos 120 mil que uma só fazenda da Colômbia produz anualmente, sendo que cerca de 800 mil Iguanas já entraram nos EUA, somente nos últimos cinco anos.Tudo é legalizado além de um rigoroso controle do Ministério do Meio Ambiente da Colômbia que observa as condições de criação dos Iguanas.

Por causa dessa "febre" do povo dos EUA, pelos Iguanas, acabou acontecendo o desenvolvimento de uma verdadeira indústria, com pets shops, revistas especializadas, clubes, associações, onde contam com uma enorme variedade de acessórios.





Têm hábitos arborícolas, isto é, vivem em árvores, seu tamanho pode chegar a dois metros, porém 2/3 correspondem à cauda.  Quando novos, os iguanas possuem uma coloração verde intensa, já quando maiores, apresentam, ao longo do corpo, listras escuras. A cauda de um iguana possui dois terços do comprimento total do corpo. Iguanas podem ser criadas em terrário tropical úmido, por habitar florestas tropicais.
 O corpo é forte, comprimido dos lados e os membros são bastante desenvolvidos com dedos compridos para facilitar a subida em árvores. Embaixo do tímpano, possui uma enorme escama arredondada, uma prega de pele na região gular e uma crista no alto da cabeça. A cor, em geral, é verde intenso nas iguanas jovens e ao envelhecer aparecem bandas escuras ao longo do corpo e da cauda.



De hábitos diurnos, a iguana se alimenta preferencialmente de insetos quando jovem e na fase adulta torna-se praticamente vegetariana consumindo brotos, queijo branco, alface, escarola, laranja, banana, cenouras raladas, flores de hibisco, ipê, pétalas de rosa, entre outras. A alimentação deve ser administrada duas vezes por dia. No inverno devido à baixa do metabolismo é possível o animal diminuir a quantidade de alimento ou até passar algum tempo sem comer nada.

A iguana requer uma série de cuidados por se tratar de uma espécie delicada e de manutenção difícil. Como é um animal de grandes dimensões, o terrário deve ser amplo, alto e com excesso de troncos e galhos. Este réptil precisa se exercitar para não ficar obeso. Necessita também tomar banho de raios ultravioleta.



A iguana como todos os répteis é um animal de sangue frio, não tendo assim um método próprio para manter a temperatura de seu corpo. Na natureza o sol é sua principal fonte de calor, no cativeiro a temperatura do ambiente deve ser em torno dos 30º no período diurno e 23º no período noturno. Este controle pode ser feito com termômetro. Caso a temperatura não siga estes padrões, o animal ficará inerte podendo até hibernar e neste estado há uma baixa no metabolismo diminuindo ou até cessando suas funções fisiológicas que são mantidas com as reservas energéticas que foram acumuladas durante o período quente. Outro fator importante é a umidade do ar que deve girar em torno dos 70 a 80 %, pois a baixa umidade pode causar ressecamento da pele.



Como qualquer outro animal o iguana requer uma higiene constante. Com um pano úmido é possível fazer a higienização do corpo, para evitar arranhões. Não se deve esquecer de cortar as unhas da iguana e evitar o contato com outros animais. As fezes e a urina também devem ser retiradas.



Mesmo sendo pacifica, a iguana quando se sente ameaçada revida com mordidas e chibatadas com o rabo.O macho como forma de mostrar que é dono daquele “pedaço”, levanta a cabeça deixando a mostra sua papada do pescoço.

fonte:Familia Pet/latemia.com e Wikipédia.
Os linkis abaixo levam até as fontes.
http://familiapet.uol.com.br/outros/outros/iguana.htm
http://latemia.com/enciclopedia/esp_repteis/repteis_enciclopediaiguana.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Iguana

2 comentários:

luis michel on outubro 02, 2012 disse...

mto bom o post...fiqei com vtd de criar uma iguana agr!!!

luis michel on outubro 02, 2012 disse...

mto bom o post...fiqei com vtd de criar uma iguana agr!!!

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante...

 

Blogroll

Desmatamento leva a extinção de espécies.

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! http://www.poupetempo.com.br Este site trás informações para se adotar um animal.

O Reino dos Bichos Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template