diHITT - Notícias O Reino dos Bichos: Vôos noturnos contribuem para aquecimento global.... BlogBlogs.Com.Br

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Vôos noturnos contribuem para aquecimento global....


As trilhas de condensação que aviões a jato deixam no céu afetam a temperatura atmosférica,diz a revisata Scientific American.
Durante o dia,essas trilhas refletem a luz solar,resultando num resfriamento geral da atmosfera.
Porém a noite elas retém calor embaixo delas.De acordo com a revista pesquisadores ingleses descobriram que os vôos entre as 18 horas e as 6 da manhã respondem por 60% a 80% do aquecimento climático originado pelas trilhas de condensação,embora representem apenas um quarto do tráfego aéreo total.

O especialista em alterações climáticas Filipe Duarte Santos defendeu a necessidade de se reduzir o número de vôos durante a noite para atenuar a contribuição da aviação para o aquecimento global.

Segundo um estudo de peritos da Universidade de Reading, no Reino Unido, publicado na revista Nature, os rastros deixados no céu pelos aviões têm um maior impacto no aquecimento global do planeta quando se realizam de noite e no Inverno.
"Esses pesquisadores conseguiram provar que os rastros deixados por um avião, que não são mais do que condensação de água, absorvem a radiação ultravioleta emitida pela superfície da terra e contribuem para o aquecimento global", explicou Filipe Duarte Santos.
Aquele calor seria perdido na atmosfera caso não fosse absorvido pelas "nuvens" que são formadas pela passagem de um avião.
De acordo com dados da Nav (responsável pelo controle do fluxo do tráfego aéreo nas regiões sob responsabilidade portuguesa), a distribuição média horária em junho último em todo o país indica que entre 20h e 6h cruzaram o espaço aéreo português mais de 250 aviões.
No total, mais de 30 mil aviões cruzam todos os meses o espaço aéreo português, entre vôos civis e militares, segundo a Nav.
Outro dos efeitos que os peritos da universidade de Reading conseguiram provar é que os rastros dos aviões também refletem a radiação solar que absorvem, diminuindo assim o primeiro efeito de aquecimento global.
Contudo, "este segundo efeito não se verifica durante a noite, nem no inverno, daí que a contribuição da aviação para o aquecimento do planeta seja maior durante esses períodos", explicou Filipe Duarte Santos.
Mas a contribuição dos aviões para o aquecimento global do planeta não decorre somente dos rastros deixados para trás nos céus.
"Os aviões civis funcionam com combustível fóssil e libertam dióxido de carbono, aumentando o efeito de estufa", adiantou Filipe Duarte Santos.
O impacto da aviação no clima está aumentando, e a Comissão Européia, numa comunicação ao Conselho e ao Parlamento europeus, em julho do ano passado, apontou um crescimento anual de 4,3%.
"Não obstante a redução de 5,5%, de 1990 a 2003, das emissões totais da União Européia controladas ao abrigo do Protocolo de Quioto, as emissões de gases com efeitos de estufa da aviação internacional da União Européia aumentaram 73%, ou seja, registraram um crescimento anual de 4,3%", lê-se no comunicado.
O ambientalista Francisco Ferreira, da associação Quercus, ressalvou que o peso da aviação civil no total de emissões do setor de transportes é de apenas 2,1%.
"Mas, embora o peso da aviação seja reduzido, o seu crescimento acelera do prejudica os progressos em outros sectores", alertou este especialista.
A Comissão Européia calcula que, se esse crescimento se mantiver nos níveis atuais, as emissões de vôos internacionais com partida dos aeroportos da União Européia aumentarão, até 2012, 150% ante 1990.
Vai ser um problema muito difícil no futuro. Estas emissões têm de ser incluídas no acordo pós-Quioto, assim como no comércio de emissões", que atualmente abrange apenas as indústrias, adiantou Francisco Ferreira.
O protocolo de Quioto abrange apenas as aterrissagens e decolagens, deixando de fora todos os vôos que cruzam o espaço aéreo de um país sem tocar em terra e que contribuem da mesma forma para o problema das alterações climáticas.
"Já está quase como dado adquirido que as emissões da aviação vão entrar no comércio de emissões", adiantou aquele ambientalista.
Em dezembro do ano passado, os ministros do Meio Ambiente da União Européia apoiaram a inclusão do setor da aviação no sistema de comércio de emissões, que impõe à indústria o respeito de determinados valores de emissões de gases poluentes.
Em um documento assinado por todos, os ministros apelaram à Comissão para que elabore uma proposta legislativa sobre a matéria.
Outras revistas como a Nature também descrevem o impacto dos vôos noturnos.
Nela um estudo dos céus do sudeste da Inglaterra mostrou o quanto os rastros deixados por aviões contribuem para o aquecimento global. Os autores do artigo, publicado na Nature de 15 de junho, afirmam que essa contribuição é pequena, mas tende a crescer com o aumento do tráfego aéreo.

Os rastros são gotículas de água e gelo que se formam quando o gás quente expelido pelos aviões encontra o ar úmido e frio da alta atmosfera. Podem durar horas e se extender por até 2 km, aprisionando o calor da Terra que escaparia para o espaço.


Fontes:Uol/Despertai/Scientific American/Nature/Portal Unesp

3 comentários:

Lokosmath on janeiro 26, 2010 disse...

ho alex tava olhando meu blog e vi que não tinha nem um comentario até hoje ai achei estranho foi tentar colocar um comentario ai não ta dando será que você poderia me ajudar?????????

http://reinoanimalbr.blogspot.com/

Anônimo disse...

hus hus hus hus

Anônimo disse...

que porcaria

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante...

 

Blogroll

Desmatamento leva a extinção de espécies.

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! http://www.poupetempo.com.br Este site trás informações para se adotar um animal.

O Reino dos Bichos Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template