Peste bubônica, conhecendo um pouco da doença.

A peste é uma doença transmitida por vetores, o que significa que necessita de um hospedeiro vivo para transmiti-la de um animal para o outro. Na maioria dos casos, uma determinada espécie de pulga, a Xenopsylla cheopis, é o vetor. Também conhecida como a pulga oriental de rato, a Xenopsylla cheopsis prefere se alimentar do sangue de ratos e outros roedores, que podem transmitir a peste.
A pulga oriental de rato tem uma característica física que a torna bastante eficaz na transmissão da peste. O sistema digestivo dela pode ficar obstruído por uma grande quantidade de bactérias da peste. Quando uma pulga obstruída pica um hospedeiro, ela costuma regurgitar o sangue infectado com peste dentro da ferida. As pulgas que não tendem a ficar obstruídas, como a pulga humana, ainda podem transmitir a peste levando a bactéria em suas bocas.


rat flea with blood
Foto cedida por CDC
Uma pulga oriental de rato (Xenopsylla cheopsis)
infectada por peste e cheia de sangue
Depois de a pulga infectada picar o hospedeiro, as bactérias suprimem a resposta inflamatória natural do corpo. Elas também usam proteínas para se proteger contra o sistema imunológico. Por essas razões, a pessoa não percebe imediatamente que algo está errado. As bactérias pegam uma carona até o nódulo linfático mais próximo, usando os glóbulos brancos para transportá-las. Assim que as bactérias alcançam um nódulo linfático, elas se multiplicam. Em razão da grande quantidade de bactérias e de endotoxinas em suas paredes celulares, o nódulo linfático começa a inchar. Em poucos dias, o nódulo se torna um bubão dolorido e do tamanho de um ovo. As defesas imunológicas naturais do corpo entram em ação, causando uma febre alta, em uma tentativa de matar as bactérias. Calafrios, dor muscular e fraqueza também são comuns.
Se a pulga infectada pica uma vítima na mão ou no braço, o bubão se forma nos nódulos linfáticos axilares, que ficam debaixo do braço. Se ela pica o pé ou a perna, o bubão se forma nos nódulos linfáticos inguinais, na virilha. Uma picada na cabeça causa um bubão nos nódulos linfáticos maxilares, no pescoço e maxilar. Se a pulga pica o torso de uma vítima, o bubão se forma na cavidade abdominal, onde os médicos podem não percebê-lo.
A menos que diversas pulgas infectadas por peste piquem uma pessoa, a peste bubônica geralmente provoca apenas um bubão. Às vezes, ela pode causar alguns bubões no mesmo agrupamento de nódulos linfáticos. Esse é um dos motivos pelos quais alguns pesquisadores duvidam que a peste bubônica tenha sido a causadora da peste negra e de outras pandemias. Alguns registros históricos descrevem que as vítimas estavam cobertas de bubões, o que geralmente não acontece na peste bubônica.
A doença leva de dois a cinco dias para se estabelecer. Depois surgem seus primeiros sintomas, caracterizados por inflamação dos gânglios linfáticos e uma leve tremedeira. Segue-se então, dor de cabeça, sonolência, intolerância à luz, apatia, vertigem, dores nos membros e nas costas, febre de 40oC e delírios. O quadro pode se tornar mais grave com o surgimento da diarréia e pode matar em 60% dos casos não tratados.