diHITT - Notícias O Reino dos Bichos: Vazamento contido no golfo do México! BlogBlogs.Com.Br

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Vazamento contido no golfo do México!

Fim do vazamento de óleo no Golfo do México

A operação de contenção realizada pela British Petroleum, chamada de static kill, para estancar o óleo do poço de petróleo no Golfo do México teve  êxito.  No procedimento, o petróleo foi empurrado de volta para o reservatório a partir da injeção de uma mistura de lama e cimento.
Pelo menos a costa de quatro estados como Louisiana, Mississipi, Alabama e Flórida foram atingidos pelo vazamento. O desastre ambiental foi considerado o maior da história do país.
Mesmo com a garantia de que a pressão do petróleo está controlada, a companhia irá monitorar constantemente o local para evitar novas catástrofes.
A British Petroleum fez dois comunicados importantes nesta terça feira passada dia 27/07/2010. O CEO, Tony Hayward, deixará o cargo daqui a alguns meses, em resposta da empresa à Casa Branca, que vinha pressionando a corporação. Além disso, a petrolífera anunciou perdas na ordem de U$ 17 bilhões.

Mesmo não sendo o fim do vazamento de petróleo no golfo do México, o anúncio é um importante passo para conter a tragédia. 
Com o poço submerso finalmente vedado, o objetivo da operação "Static Kill" foi praticamente atingido. A operação, que começou na terça-feira à noite, consistia em empurrar de volta ao poço o petróleo que vazava. Isso era feito a partir de uma injeção de uma mistura de lama e cimento.
Segundo a BP, "a pressão do poço está contida pela pressão hidrostática da lama injetada". No entanto, a empresa fez uma ressalva, afirmando que o poço continuará sob vigilância e que o processo poderá ser repetido ainda algumas vezes.
Depois de 106 dias, quase 5 milhões de barris derramados e diversas tentativas frustradas, a BP finalmente tem um motivo para comemorar. No entanto, mesmo que o sucesso da operação seja uma boa notícia, o pesadelo da gigante britânica está longe de chegar ao fim. Se a empresa for considerada culpada pela catástrofe, sua multa poderá chegar a até dezessete bilhões e meio de dólares segundo a lei norte-americana.
O vazamento de 780 milhões de litros de petróleo no Golfo do México foi a pior tragédia ambiental da história dos Estados Unidos. A mancha negra que tomou conta das águas americanas, além de prejudicar a economia local, ameaça o ecossistema de cinco Estados do litoral país.
Próximos passos
De acordo com a BP, novas operações de injeção de lama, antes da vedação definitiva, podem ser necessárias, dependendo dos resultados dos testes de pressão que serão realizados nas próximas horas. Se o vazamento for de fato controlado, a empresa britânica deverá, agora, se encarregar das indenizações.
Segundo uma pequisa realizada pelo Centro Nacional de Preparação das Catástrofes, instituto ligado ao governo americano, cerca de 40% da população das regiões atingidas pela maré negra foram afetadas, inclusive por problemas de saúde. Entre os distúrbios citados, estão problemas respiratórios, irritação, e dificuldade para dormir.

3 comentários:

Charles Netto on agosto 04, 2010 disse...

Se for verdade mesmo isto é um milagre sobrenatural e ai não tem explicação alguma!

Jucifer on agosto 04, 2010 disse...

nossa ja era tempo
este pode se dizer q foi um dos grandes
desastre relacionado a natureza
bjim

Anônimo disse...

A NATUREZA AGRADECE

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante...

 

Blogroll

Desmatamento leva a extinção de espécies.

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! http://www.poupetempo.com.br Este site trás informações para se adotar um animal.

O Reino dos Bichos Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template