diHITT - Notícias O Reino dos Bichos: Chapada dos Guimarães BlogBlogs.Com.Br

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Chapada dos Guimarães

 Uma maravilha da Natureza

A cidade de Chapada dos Guimarães ja foi considerado o maior município do mundo, devido ao seu território anterior com cerca de 269 mil km². O município de Chapada dos Guimarães deu origem a municípios como Alta Floresta, Colíder, Sinop, Nova Brasilândia, Paranatinga e outras. Possui vários pontos turísticos como, por exemplo, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, com cachoeiras, cavernas, lagoas e trilhas em meio a natureza típica de cerrado, vegetação predominante na cidade.
 Considerada uma cidade turística e situada a 860 metros de altitude em relação ao nível do mar, é composta de: 46 Sítios Arqueológicos; 02 Sítios Paleontológicos; 59 Nascentes; 487 Cachoeiras; 3.300 km² de Parque Nacional; 2.518 km² de Área de Proteção Ambiental; 02 Reservas Estaduais; 02 Parques Municipais; 02 Estradas Parque; 157 km de Paredões; 42 Imóveis Tombados pelo Iphan; 38 Espécies Endêmicas O artesanato local é uma das referências na cidade, com vários artesões locais que chegaram ou nasceram na cidade e, que ali, foram crescendo e vivendo do artesanato, que é exposto em praça pública de terça-feira a domingo para os habitantes e turistas. Existe um projeto de uma "Rua do Artesanato", que visa criar um local específico para os artesões, mas nada projetado ainda. Além de todas estas opções, o município conta com o turismo nos dias mais frio do ano, quando a temperatura pode diferir-se até 5°C para menos, da próxima capital Cuiabá.

A cidade Chapada dos Guimarães nasceu com a função de abrigar e catequizar os índios de diversas nações, coibindo suas incursões predatórias contra os "colonizadores", a região já cultivava a cana-de-açucar, produzia aguardente e alimentos para abastecer Cuiabá e as áreas garimpeiras, usando mão de obra escrava.
E se oficializou como aldeamento em 1751.


 O clima de Chapada dos Guimarães é o tropical de altitude ou subtropical (Cwa). No início da primavera começa o período chuvoso que se estende até o início de abril, que é o período de calor. A partir deste período, no outono, inicia-se gradativamente a estiagem, que se fortifica no inverno. É nestas duas estações que as frentes frias e incursões polares mais significativas do ano chegam à região. O clima passa a ser frio à noite e ameno/pouco quente durante o dia. As geadas são raras, registrando-se a cada cinco anos. Temperaturas negativas são muito raras, em média uma a cada dez anos. Chapada dos Guimarães possui o recorde de menor temperatura do estado de Mato Grosso, -4,0°C no dia 18 de julho de 1975.


O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães é um dos lugares mais belos do Brasil. Aliás, belo é isenção jornalística, o lugar é mesmo deslumbrante, cinematográfico. Ao todo, são 33 mil hectares de cachoeiras, paredões e mirantes.

a falta de consciência turística dos visitantes ainda é um problema para o Parque. O lixo, a depredação e a exploração imobiliária fazem estragos, mas ainda não conseguiram roubar de Chapada dos Guimarães o seu ar selvagem, intocado. Ainda.


Fontes: Wikypédia/Cuiabá na copa/SP News/Navegador MT

14 comentários:

Yolanda Hollaender on agosto 26, 2010 disse...

Que maravilha de lugar!
Temos riquezas que precisam ser preservadas...
Obrigada por compartilhar.
Abraços,
Yolanda

Anônimo disse...

Adorei !!!
Tava prescisando de uma ajudinha e aqui eu encontrei...
beijinhos!

Anônimo disse...

não conheço o lugar, só que surgiu a oportunidade de ir, porém, estou com a perna quebrada.
Quem o conhece o maravilhoso lugar, responda-me se devo aproveitar a oportunidade!!!
obrigada

Vanessa disse...

Sim, estive lá em 2006 e confesso que é um belíssimo lugar...é um destino que podemos repetir sem correr o risco de enjoar... Paisagens deslumbrantes, comida típica muito boa... Vale muitíssimo a pena... recomendo...

ana disse...

falta muita sinalizaçao mas porem e muito lindo estive la em maio de 2011 voltei na segunda a noite e ja estou com saudades recomendo para todos

Anônimo disse...

QUEM UM DIA VIVEU NESTE LUGAR, JAMAIS ESQUECE E UM DIA VOLTA. TE AMO CHAPADA DOS GUIMARÃES

JOÃO REYLEN on julho 22, 2011 disse...

Só a chapada com essas paisagens deslumbrantes... mais indico para quem esta vindo de SP ou RJ no caminho de uma parada em Caiapônia é rota passando por Barra do Garças e fica mais perto. De uma olhada nas belezas naturais no site: www.caiapoturismo.com.br

Anônimo disse...

este é uns dos lugares mais lindo do mundo.

Anônimo disse...

Maravilhoso, adorei

Anônimo disse...

que maravilla de naturaleza,volvere este gallego se quedo impresionado,hasta pronto

Anônimo disse...

Existe camping na cidade e da para ir andando da cidade ao parque?

Anônimo disse...

Obra de DeuS!Maravilhoso.

Anônimo disse...

muito lindo o lugar, principalmente o morro dos ventos.

Anônimo disse...

Muito bom passar o dia lá, é recomendavel para todas as idades natureza de verdade, saude,desistres,imaginação, não tem preço, muito lindo mesmo....

Postar um comentário

A sua opinião é muito importante...

 

Blogroll

Desmatamento leva a extinção de espécies.

Desmatar leva à destruição dos ecossistemas e à extinção das espécies que neles vivem. A Ciência identificou até hoje cerca de 1,4 milhões de espécies biológicas. Desconfia-se que devam existir mais de 30 milhões, ainda por identificar, a maior parte delas em regiões como as florestas tropicais úmidas. Calcula-se que desaparecem 100 espécies, a cada dia, por causa do desmatamento! http://www.poupetempo.com.br Este site trás informações para se adotar um animal.

O Reino dos Bichos Copyright © 2009 WoodMag is Designed by Ipietoon for Free Blogger Template